metropoles.com

Vibra recusa fusão com Eneva, que criaria gigante de R$ 50 bilhões

Empresa divulgou fato relevante ao mercado, afirmando que termos da proposta não têm qualquer atratividade para a companhia

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação: Eneva
imagem colorida do complexo Paraíba de geração de energia da Eneva - Metrópoles
1 de 1 imagem colorida do complexo Paraíba de geração de energia da Eneva - Metrópoles - Foto: Divulgação: Eneva

A Vibra Energia, a antiga BR Distribuidora, rejeitou, nesta terça-feira (28/11), a proposta de fusão feita pela Eneva, no domingo (26/11). A justificativa para a recusa foi que o conselho de administração da companhia considerou “a relação de troca indicada como injustificável”. Se fosse confirmada, a união resultaria numa empresa avaliada em R$ 50 bilhões, a terceira maior do setor de energia do país, atrás somente da Petrobras e da Eletrobras.

Em fato relevante, afirmou a Vibra: “Fica evidente que os termos de troca propostos para a combinação pretendida pela Eneva não possuem qualquer atratividade para os acionistas da Vibra”. 

Durante o fim de semana, a Eneva enviou uma carta à Vibra, cujo foco é a distribuição de combustíveis, propondo a fusão. Pela proposta, as duas teriam a mesma participação na nova companhia a ser formada. 

A Vibra, no entanto, considerou que as “eventuais sinergias indicadas” foram baseadas na solidez da sua própria estrutura de capital e base única de clientes. A companhia também indicou a necessidade de maiores esclarecimentos sobre o modelo de governança que seria adotado pela empresa que resultaria da fusão. 

Mesmo assim, a Vibra ponderou no comunicado que estará atenta a uma eventual nova manifestação da Eneva. Isso “caso seja de seu interesse melhorar significativamente os termos apresentados, detalhando elementos necessários para o bom entendimento de uma eventual nova proposta de combinação”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?