Vendas de veículos novos desabam 64% no Rio Grande do Sul
No país, foram produzidos 166,7 mil automóveis no mês passado, o que representou uma queda de 24,9% em relação a abril
atualizado
Compartilhar notícia
No Rio Grande do Sul, as vendas de veículos novos caíram 64% em maio na comparação com abril. Além disso, a produção de automóveis sofreu um forte revés, com queda de cerca de 12 mil unidades. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (7/6) pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).
Os números gaúchos ajudaram a derrubar a estatística nacional. Em maio, foram produzidos 166,7 mil veículos no Brasil, uma queda de 24,9% em relação a abril, quando a produção chegou a 222 mil automóveis. Ainda em maio, as vendas somaram 194,3 no país, 12% a menos do que no mês anterior.
De acordo com a Anfavea, que representa as principais montadoras do país, outros fatos também ajudaram a derrubar a produção nacional de veículos. Entre eles, estão greves em algumas fábricas. Uma paralisação na Renault, por exemplo, entre o início de maio e o começo desta semana, resultou numa queda de produção de 16,3 mil veículos.
A Anfavea informou que uma operação-padrão de funcionários do Ibama e do Ministério de Agricultura e Pecuária (MAPA), responsáveis por liberações ambientais de veículos e contêineres de componentes, também afetou negativamente a produção.
No caso gaúcho, foram vendidos 11.383 veículos novos no estado, equivalente a 5,2% do total no país. Em maio, o resultado caiu para 4.133 unidades ou 2,1% do Brasil.