metropoles.com

Vendas de veículos novos desabam 64% no Rio Grande do Sul

No país, foram produzidos 166,7 mil automóveis no mês passado, o que representou uma queda de 24,9% em relação a abril

atualizado

Compartilhar notícia

Getty Images
Imagem colorida de indústria automobilística
1 de 1 Imagem colorida de indústria automobilística - Foto: Getty Images

No Rio Grande do Sul, as vendas de veículos novos caíram 64% em maio na comparação com abril. Além disso, a produção de automóveis sofreu um forte revés, com queda de cerca de 12 mil unidades. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (7/6) pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). 

Os números gaúchos ajudaram a derrubar a estatística nacional. Em maio, foram produzidos 166,7 mil veículos no Brasil, uma queda de 24,9% em relação a abril, quando a produção chegou a 222 mil automóveis. Ainda em maio, as vendas somaram 194,3 no país, 12% a menos do que no mês anterior.

De acordo com a Anfavea, que representa as principais montadoras do país, outros fatos também ajudaram a derrubar a produção nacional de veículos. Entre eles, estão greves em algumas fábricas. Uma paralisação na Renault, por exemplo, entre o início de maio e o começo desta semana, resultou numa queda de produção de 16,3 mil veículos. 

A Anfavea informou que uma operação-padrão de funcionários do Ibama e do Ministério de Agricultura e Pecuária (MAPA), responsáveis por liberações ambientais de veículos e contêineres de componentes, também afetou negativamente a produção.

No caso gaúcho, foram vendidos 11.383 veículos novos no estado, equivalente a 5,2% do total no país. Em maio, o resultado caiu para 4.133 unidades ou 2,1% do Brasil.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?