Vendas do varejo têm melhor janeiro em mais de 20 anos, mostra IBGE
Segundo o IBGE, as vendas do varejo brasileiro avançaram 3,8% em janeiro deste ano, na comparação com dezembro
atualizado
Compartilhar notícia
As vendas do varejo brasileiro registraram, em 2023, o melhor resultado para meses de janeiro em mais de duas décadas. É o que mostram os dados divulgados nesta quarta-feira (12/4) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
De acordo com o levantamento, as vendas do comércio varejista avançaram 3,8% em janeiro deste ano, na comparação com dezembro. É a maior alta para o mês desde o início da série histórica da pesquisa, em 2000.
Em relação a janeiro de 2022, o crescimento nas vendas foi de 2,6% – o sexto resultado positivo consecutivo nesta base de comparação.
No acumulado de 12 meses, até janeiro, a alta foi de 1,3%.
O resultado do varejo em janeiro veio acima do esperado pelo mercado. O consenso Refinitiv projetava um crescimento de 3,2% em relação a dezembro e de 1,4% na comparação com janeiro de 2022.
“É um resultado importante porque o comércio vinha de resultados negativos ou estabilidade”, afirma Cristiano Santos, gerente da pesquisa do IBGE.
Alta generalizada
Sete das oito atividades pesquisadas tiveram crescimento no primeiro mês deste ano. A maior alta foi do setor de tecidos, vestuário e calçados (+27,9%), após quatro quedas consecutivas.
O segmento de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo subiu 2,3%, após duas retrações mensais seguidas.
“Ambos os setores sinalizam uma recuperação em janeiro. Pelo resultado de dezembro, é possível considerar que movimentos como a Black Friday e o Natal não foram positivos para as duas atividades. Com as quedas anteriores e a base de comparação mais baixa, houve um crescimento importante em janeiro, motivado, principalmente, por iniciativas pós-Natal”, explica Santos.
O único setor que teve queda nas vendas em janeiro foi o de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (-1,2%).