metropoles.com

Vendas do varejo têm melhor janeiro em mais de 20 anos, mostra IBGE

Segundo o IBGE, as vendas do varejo brasileiro avançaram 3,8% em janeiro deste ano, na comparação com dezembro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Unsplash
Varejo
1 de 1 Varejo - Foto: Unsplash

As vendas do varejo brasileiro registraram, em 2023, o melhor resultado para meses de janeiro em mais de duas décadas. É o que mostram os dados divulgados nesta quarta-feira (12/4) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com o levantamento, as vendas do comércio varejista avançaram 3,8% em janeiro deste ano, na comparação com dezembro. É a maior alta para o mês desde o início da série histórica da pesquisa, em 2000.

Em relação a janeiro de 2022, o crescimento nas vendas foi de 2,6% – o sexto resultado positivo consecutivo nesta base de comparação.

No acumulado de 12 meses, até janeiro, a alta foi de 1,3%.

O resultado do varejo em janeiro veio acima do esperado pelo mercado. O consenso Refinitiv projetava um crescimento de 3,2% em relação a dezembro e de 1,4% na comparação com janeiro de 2022.

“É um resultado importante porque o comércio vinha de resultados negativos ou estabilidade”, afirma Cristiano Santos, gerente da pesquisa do IBGE.

Alta generalizada

Sete das oito atividades pesquisadas tiveram crescimento no primeiro mês deste ano. A maior alta foi do setor de tecidos, vestuário e calçados (+27,9%), após quatro quedas consecutivas.

O segmento de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo subiu 2,3%, após duas retrações mensais seguidas.

“Ambos os setores sinalizam uma recuperação em janeiro. Pelo resultado de dezembro, é possível considerar que movimentos como a Black Friday e o Natal não foram positivos para as duas atividades. Com as quedas anteriores e a base de comparação mais baixa, houve um crescimento importante em janeiro, motivado, principalmente, por iniciativas pós-Natal”, explica Santos.

O único setor que teve queda nas vendas em janeiro foi o de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (-1,2%).

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?