metropoles.com

Vendas do turismo cresceram mais de 100% uma semana antes do Natal

Dados obtidos pelo Metrópoles mostram que o avanço do setor puxou o comércio pela internet como um todo, que cresceu 77% no período

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
imagem colorida passageiro aeroporto puxa bagagem de mão turismo
1 de 1 imagem colorida passageiro aeroporto puxa bagagem de mão turismo - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Neste ano, as vendas pela internet cresceram 77% apenas na semana que antecedeu o Natal, entre o sábado (17/12) e a quinta-feira (22/12). Isso na comparação com a mesma época do ano em 2021. O avanço, no caso, foi puxado pelo setor de turismo. Sozinho, ele deu um salto superior a 100% nesse breve período.

É isso o que indica um levantamento realizado em todo o país pela Rede, a empresa de meios de pagamento do Itaú Unibanco, obtido com exclusividade pelo Metrópoles. Os dados mostram que, além do crescimento de 77% das vendas, o número de operações do e-commerce registrou elevação de 14%.

Se o faturamento subiu muito mais do que o número de transações, isso indica que houve um acréscimo substancial no valor dos negócios fechados. E essas vendas mais parrudas ocorreram justamente no turismo.

No caso, os gastos com hospedagem cresceram 121%; com as agências de turismo, 100%; além de as despesas com transporte aéreo terem aumentado 83%. “Isso indica um período de férias bastante aquecido para o setor”, diz Angelo Roussomanno, diretor da Rede Itaú.

Há mais, contudo. O varejo, como um todo, também registrou um crescimento de 10% nas vendas no período que antecedeu o Natal, tanto em lojas de rua como em shopping centers.

O faturamento do setor aumentou, notadamente, no comércio de roupas (31%), móveis e decorações (29,5%), além de perfumes e cosméticos (25,8%). O consumo em padarias cresceu 29%. Houve ainda acréscimos nas vendas da ordem de 18% em açougues e peixarias.

Ainda que não haja uma explicação conclusiva para esse crescimento – explosivo em alguns casos –, a hipótese mais provável é a de que a Copa do Mundo, realizada neste ano entre novembro e dezembro (o normal é que aconteça entre junho e julho), tenha atrasado o calendário de compras do consumidor brasileiro. O salto no turismo, por sua vez, pode estar relacionado a uma decisão de viajar de última hora.

Não se conhece também o impacto dessas vendas tardias no balanço anual tanto do varejo físico como do online. Ele pode não ser tão expressivo, uma vez que a base de comparação com 2021 é pequena. Esses dados gerais, contudo, só serão conhecidos à medida que os setores fecharem suas contas com o resultado acumulado deste ano, o que deve ocorrer nas próximas semanas.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?