metropoles.com

Vendas de carros novos caem 8,6% e têm pior maio desde a pandemia

Venda de carros e caminhões novos caiu em maio na comparação com o ano passado. Setor avalia que consumidores aguardam pacote do governo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
Venda de carros novos pátio empresa Lula Dvapt - Metrópoles
1 de 1 Venda de carros novos pátio empresa Lula Dvapt - Metrópoles - Foto: Michael Melo/Metrópoles

As vendas de veículos novos, incluindo carros, veículos comerciais leves e caminhões, caíram 5,6% em maio frente ao mesmo período do ano passado. Os dados do mês foram divulgados nesta sexta-feira (2/6) pela Fenabrave, asssociação que reúne as concessionárias.

Ao todo, foram 176,5 mil emplacamentos no período.

Em veículos leves, a queda foi maior, de 8,6% em relação a maio de 2022. Foram emplacados 166,4 mil veículos do tipo em maio, configurando o pior desempenho desde 2020, no início da pandemia da Covid-19.

A queda no mês já havia sido antecipada pela observação de outros dados, como mostrou o Metrópoles. Além das dificuldades gerais do mercado, com juros mais altos para financiamento, a avaliação do setor é que os consumidores que já pensavam em comprar um automóvel estão adiando a aquisição no aguardo dos cortes de impostos prometidos pelo governo.

O governo ainda não fez o anúncio dos detalhes e data de início do plano, o que deve ocorrer na próxima semana.

Na comparação com o mês anterior, as vendas de veículos novos subiram 9,8%, mas a Fenabrave informou que maio teve quatro dias úteis a mais. Assim, a média diária representou uma queda de 10,1% em relação ao mês anterior.

A alta nas vendas desde o início do ano é de 9,3%, com 808,8 mil veículos licenciados entre janeiro e maio. Com a desaceleração nas vendas em maio, o aumento também ficou abaixo do acumulado até abril (14,4%).

Detalhes devem ser anunciados na semana que vem

No fim de maio, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o vice-presidente Geraldo Alckmin anunciaram que o governo vai reduzir impostos federais (PIS/Cofins e IPI) em veículos novos de até R$ 120 mil. Os descontos na alíquota vão de 1,5% a 10,96%.

O governo ainda não divulgou detalhes e data de início dos descontos. O Ministério da Fazenda trabalha no cálculo de impacto fiscal e duração da medida.

Na última sexta-feira (26/5), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que trabalha com prazo de 15 dias (isto é, até a próxima semana) para anunciar os detalhes. O ministro disse na ocasião que o anúncio poderia ser antecipado e feito ainda nesta semana, o que não ocorreu.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?