metropoles.com

Venda de veículos cresce só em dois dos dez maiores mercados globais

Apenas China e Alemanha apresentaram resultados positivos na comparação entre 2021 e 2022. Brasil teve queda de 0,7%, mas ficou em 5º lugar

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Oswaldo Corneti/ Fotos Públicas
Transito-na-23-da-marco-em-Sao-Paulo
1 de 1 Transito-na-23-da-marco-em-Sao-Paulo - Foto: Oswaldo Corneti/ Fotos Públicas

Bom não foi, mas poderia ter sido bem pior. Em linhas gerais, essa é a análise do desempenho das vendas da indústria automobilística no Brasil no ano passado, feita pelo próprio setor. Isso porque foram emplacados 2,1 milhões de veículos novos no país em 2022. O número representou uma queda 0,7% em relação a 2021. Apesar do baque, o mercado nacional manteve-se entre os cinco maiores do mundo (veja quadro abaixo).

Entre os dez países com maior número de vendas, apenas a China e a Alemanha apresentaram resultados positivos no ano passado. Ainda assim, o avanço foi tímido. No mercado chinês, foram vendidos 26,7 milhões de veículos, num crescimento de 1,7% em relação ao ano anterior. No alemão, o total de unidades emplacadas alcançou 2,6 milhões, com elevação de 1,1% na comparação com 2021.

Nos outros oito países entre os dez maiores mercados globais, as vendas ficaram no vermelho. As maiores quedas foram anotadas na Itália (9,6%), na França (7,8%), nos Estados Unidos (7,6%) e no Japão (5,6%). “Esses dados, portanto, colocam o Brasil dentro do contexto mundial”, diz Luiz Carlos Moraes, vice-presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

Na avaliação da Anfavea, os entraves que levaram à queda de vendas da indústria automobilística global foram similares. O maior deles, observa Moraes, diz respeito à escassez de componentes, como semicondutores – os chips. Ela foi provocada pela quebra nas cadeias mundiais de produção durante a pandemia e pela maior demanda desses dispositivos por parte das empresas de tecnologia. No ano passado, cerca de 4,5 milhões de veículos deixaram de ser produzidos pela falta de chips no mundo.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?