metropoles.com

Venda de veículos cai 6,2% com fim do incentivo do governo, diz IBGE

Queda ocorreu em julho, na comparação com o mês anterior. Segmento voltou a um patamar inferior ao da pré-pandemia, em fevereiro de 2020

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
imagem colorida linha de montagem produção de veículos - Metrópoles
1 de 1 imagem colorida linha de montagem produção de veículos - Metrópoles - Foto: Reprodução

As vendas de veículos e motos, além de peças usadas nesses produtos, caíram 6,2% em julho, em relação ao mês anterior. A queda foi resultado do fim do incentivo dado ao setor automobilístico pelo governo, que teve impacto nos meses de maio e junho. O dado faz parte da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada nesta sexta-feira (15/9) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O segmento automotivo vinha de altas de 2,3%, em maio, quando foi anunciada a redução de impostos para a aquisição de carros novos. Apresentou ainda avanço de 8,8%, em junho, durante a vigência do incentivo concedido pelo governo.

De acordo com o gerente da pesquisa do IBGE, Cristiano Santos, o recuo de julho reflete a antecipação de compras, realizada pelos consumidores nos meses anteriores. Com a queda em julho, o setor voltou a operar num patamar de vendas inferior ao verificado em fevereiro de 2020, marco da pré-pandemia.

No resultado acumulado em 2023, porém, o segmento acumula alta de 6% nas vendas. Em 12 meses até julho, o crescimento foi de 2,2%.

Apesar da queda no setor de veículos e motos, o volume de vendas do varejo brasileiro surpreendeu positivamente em julho deste ano e registrou crescimento de 0,7%, na comparação sobre junho. A previsão do mercado era de uma elevação de 0,3% nesse período.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?