metropoles.com

Venda de carros elétricos cresce 45% no primeiro bimestre no Brasil

Modelos incluem os híbridos e os 100% elétricos. Para este ano, a projeção do setor é de um avanço de 40% na comercialização desses veículos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
imagem colorida linha de montagem produção de veículos - Metrópoles
1 de 1 imagem colorida linha de montagem produção de veículos - Metrópoles - Foto: Reprodução

As vendas de veículos híbridos e elétricos, classificados como “eletrificados”, deu um salto expressivo no início deste ano no Brasil. No primeiro bimestre de 2023, foram comercializados 8,8 mil carros desse tipo. O número representa um aumento de 45% em relação ao mesmo período de 2022. Tais dados foram divulgados nesta segunda-feira (6/3) pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

Na comparação entre fevereiro deste ano e o mesmo mês de 2022, o crescimento no total de híbridos e elétricos emplacados foi de 23,7%, com 3,5 mil carros no ano passado, ante 4,3 mil em 2023. A Anfavea projeta a comercialização de 70,5 mil carros desse tipo em 2023. Isso representa uma aumento de 40% nas vendas em relação a 2022.

O avanço dos elétricos ocorreu em meio a uma retração do mercado automotivo como um todo no país. No contraste entre os resultados dos mesmos meses, fevereiro deste ano contra fevereiro de 2022, a produção brasileira de veículos apresentou queda de 2,9%. Foram 161,2 mil unidades no mês passado, ante 165,9 mil em fevereiro de 2022.

Na comparação entre os dois primeiros meses deste ano, porém, houve um aumento de 5,6% de veículos comercializados. Eles passaram de 152,7 mil, em janeiro, para os já mencionados 161,2 mil, em fevereiro.

Exportações

As exportações no primeiro bimestre de 2023 também recuaram na comparação com o ano anterior. No total, 67,4 mil veículos deixaram os portos do país neste ano, o que representou uma queda de 2,6% em relação a 2022. Em compensação, observou a Anfavea, a receita gerada com essas exportações cresceu 28,5%. O aumento é explicado por um mix de embarque formado por modelos mais caros como caminhões e ônibus.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?