Veja a íntegra do telegrama usado pela GM para demitir funcionários
Com data desta sexta (3/5), texto tem cinco linhas e remete a acordo coletivo firmado no segundo semestre do ano passado
atualizado
Compartilhar notícia
O telegrama enviado pela General Motors (GM) aos funcionários demitidos nesta sexta-feira (3/5), em São José dos Campos, no interior de São Paulo, tem cinco linhas (veja foto em destaque).
Ele diz, sob o título “Telegrama de Desligamento”: “Considerando o final da sua licença remunerada em 03/05/2024 [nesta sexta-feira, portanto], conforme previsto no acordo coletivo firmado no segundo semestre de 2023, solicitamos o seu comparecimento no endereço e data relacionada, para as providências administrativas e demais orientações relacionadas ao término do seu contrato de trabalho, em 06/05/2024”.
A seguir, é identificado o endereço onde o funcionário deve comparecer. O telegrama é assinado “atenciosamente, General Motors do Brasil”. Uma cópia do texto foi obtida pelo Metrópoles junto ao Sindicato dos Metalúrgicos de São José do Rio Preto.
A GM também usou um telegrama, em outubro do ano passado, quando tentou demitir 1.245 trabalhadores de fábricas em três cidades paulistas: São Caetano do Sul, São José dos Campos e Mogi das Cruzes.
A medida, contudo, foi cancelada por decisão do Tribunal Superior do Trabalho (TST), que rejeitou o pedido da montadora de manter os desligamentos. Com o pronunciamento do TST, os funcionários da empresa suspenderam uma greve que já durava 17 dias.
No telegrama do ano passado (veja a íntegra neste link), a empresa alegou que a queda das vendas levou a empresa a adequar seu quadro de empregados.