metropoles.com

Varejo supera expectativas e cresce 0,8% em março, diz IBGE

Em relação ao mesmo período do ano passado, a alta do varejo foi de 3,2%, o oitavo resultado positivo consecutivo nessa base de comparação

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Arquivo/Agência Brasil
shopping varejo loja compra
1 de 1 shopping varejo loja compra - Foto: Arquivo/Agência Brasil

O volume de vendas do varejo brasileiro superou as projeções do mercado e registrou um crescimento de 0,8% em março deste ano, na comparação com fevereiro. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (17/5) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em relação ao mesmo período do ano passado, a alta do comércio varejista foi de 3,2%, o oitavo resultado positivo consecutivo nessa base de comparação. No primeiro trimestre, o crescimento foi de 2,4%.

Segundo o IBGE, no acumulado de 12 meses até março, as vendas subiram 1,2%.

O desempenho do varejo foi bem superior à estimativa do consenso Refinitiv, que projetava uma queda de 0,8% nas vendas em março. Na comparação anual, a estimativa era um recuo de 0,1%.

Na avaliação do gerente da pesquisa do IBGE, Cristiano Santos, a alta de 0,8% em março mostra que o setor deixou para trás a estabilidade nas vendas registrada em fevereiro.

“Além disso, ao observarmos os últimos três meses juntos, vemos ganho de patamar de 4,5% em relação a dezembro do ano passado, último mês de queda”, afirmou.

Análise

Para Marco Caruso, economista-chefe do Banco Original, o resultado do varejo indica um momento positivo para a economia brasileira, o que deve se refletir no Índice de Atividade Econômica do Banco Central, o IBC-Br, considerado a “prévia” do PIB.

“Com os números de março, observamos todos os setores da atividade econômica no campo positivo. Com isso, projetamos um IBC-Br de 0,5% no mês”, afirma.

“Apesar da surpresa positiva no varejo, entendemos que a restrição e o encarecimento do crédito, em conjunto com o alto comprometimento de renda das famílias, devem seguir pesando nos itens de maior valor agregado”, pondera Caruso.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?