Vale e Petrobras disparam e garantem alta de 1% da Bolsa de Valores
Com a valorização de cerca de 2% da Vale e Petrobras, a Bolsa garante um pregão de alta e recupera parte das perdas da semana passada
atualizado
Compartilhar notícia
Na volta do feriado de Páscoa, os investidores da Bolsa de Valores brasileira têm pouco a se queixar. O Ibovespa, principal índice de ações do mercado brasileiro, avançou 1% nesta segunda-feira (10/4). O bom desempenho do dia foi garantido pela valorização da Vale e Petrobras, as duas empresas de maior peso na Bolsa.
O avanço da cotação do minério de ferro e do petróleo no mercado externo impulsionaram as ações das gigantes brasileiras. A Vale subiu 1,9% no dia, enquanto a Petrobras registrou valorização de 2,1%.
Outro fator que contribuiu para a alta da Bolsa foi o bom desempenho dos bancos. As maiores instituições financeiras (Itaú, Bradesco, Santander e Banco do Brasil) marcaram avanço de cerca de 1%, com os investidores atentos à apresentação do novo arcabouço fiscal para votação de parlamentares.
O conjunto de regras orçamentárias deve ser entregue oficialmente ao Congresso até o próximo dia 15 de abril, quando vence o prazo de envio do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO). Os dois textos devem ser apresentados conjuntamente.
A possível aprovação do arcabouço deve aliviar a pressão sobre as expectativas de juros. Caso o governo consiga colocar o fiscal em ordem, o risco inflacionário diminui, o que tende a abrir espaço para uma Selic mais baixa. Isso tende a amenizar os índices de inadimplência, o que é positivo para os bancos.
Dólar
O dólar encerrou a segunda-feira (10/4) em alta de 0,16%, aos R$ 5,06. No acumulado do ano, a moeda amerciana marca desvalorização de 4%.