metropoles.com

União e conselheiros da Petrobras se tornam réus em processo na CVM

Processo vai avaliar conflito de interesses na indicação de Pietro Mendes e Efrain Pereira da Cruz, ligados ao Ministério de Minas e Energia

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Saulo Cruz/MME
Efrain Pereira da Cruz minas e energia
1 de 1 Efrain Pereira da Cruz minas e energia - Foto: Saulo Cruz/MME

São Paulo – A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) abriu um processo para apurar as responsabilidades da União, e de dois conselheiros da Petrobras em razão de conflitos de interesse na indicação de seus nomes à estatal. A informação foi antecipada pelo Valor Econômico e confirmada pelo Metrópoles.

Pietro Mendes e Efrain Pereira da Cruz pertenciam à pasta chefiada pelo ministro Alexandre Silveira (PSD). Mendes é secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis e Efrain é secretário executivo e braço-direito de Silveira no ministério.

As instâncias de governança da Petrobras rejeitaram as indicações por considerar que havia conflitos de interesse no acúmulo de cargos no governo e na estatal. O entendimento é de que ambos atuam em uma pasta que tem poder de decidir sobre políticas da área de atuação da Petrobras.

A assembleia de acionistas da estatal, no entanto, aprovou ambas as indicações do governo federal. Mendes ainda foi eleito presidente do conselho de Administração da Petrobras.

A acusação partiu da área técnica da CVM. Com o processo aberto, os investigados terão oportunidade de apresentar defesa antes de um julgamento. Foi expedida ordem para notificá-los. O processo pode levar a sanções como multas ou Inabilitação para exercer cargos na administração ou conselhos de companhias abertas e outras entidades reguladas pela CVM por até 20 anos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?