metropoles.com

Um ex-diretor falta e outro fica em silêncio na CPI da Americanas

O presidente da Comissão, o deputado Gustinho Ribeiro, ameaçou obrigar ex-executivo da varejista a se apresentar diante dos parlamentares

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Fachada da loja Americanas em brasília - Metrópoles
1 de 1 Fachada da loja Americanas em brasília - Metrópoles - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O ex-diretor da Americanas, Marcio Cruz Meirelles, não compareceu nesta terça-feira (8/8) à audiência da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Câmara dos Deputados, que investiga a fraude estimada em R$ 20 bilhões na companhia.

O presidente da CPI, o deputado Gustinho Ribeiro (Republicanos-SE), disse que Meirelles não apresentou justificativa para a ausência. Ribeiro, assim, determinou que fossem tomadas as medidas necessárias para a condução coercitiva do ex-executivo. Ou seja, ele teria de comparecer diante da CPI mesmo contra a vontade.

Após a decisão, a defesa de Meirelles afirmou à secretaria da CPI que o ex-executivo da Americanas estará presente na próxima audiência pública.

Outro ex-diretor da varejista, José Timotheo de Barros, compareceu com habeas corpus que lhe garantiu o direito de permanecer em silêncio.

Afirmou, contudo, que apesar da “quantidade altíssima de inverdades” ditas nas acusações feitas a ele, acataria as orientações de seus advogados e permaneceria em silêncio.

A defesa do ex-executivo da Americanas divulgou a seguinte nota: “José Timotheo de Barros compareceu na CPI das Americanas no dia de hoje e exerceu, por orientação de seus advogados, o direito constitucional ao silêncio. Ele esclarece que prestou declarações à CVM [Comissão de Valores Mobiliários], em 13/3/23, e ao Departamento de Polícia Federal, em 15/3/23, quanto aos fatos e autorizou o compartilhamento desses importantes documentos com a Comissão Parlamentar de Inquérito”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?