metropoles.com

Um dia após reunião do Copom, Haddad e Campos Neto almoçam em Brasília

Segundo agenda do presidente do BC, reunião com Haddad é para “tratar de assuntos governamentais”. Copom reduziu juros para 12,75% ao ano

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Edilson Rodrigues/Agência Senado
roberto-campos-neto-fernando-haddad
1 de 1 roberto-campos-neto-fernando-haddad - Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

Um dia depois da decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) de reduzir a taxa básica de juros em 0,5 ponto percentual, para 12,75% ao ano, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o presidente da autoridade monetária, Roberto Campos Neto, almoçarão juntos e terão uma reunião no início da tarde desta quinta-feira (21/9).

De volta de Nova York, onde acompanhou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em viagem oficial, Haddad confirmou o encontro, que deve ter início às 12h30, na sede do Ministério da Fazenda, em Brasília. Na agenda oficial do ministro, o almoço com Campos Neto está previsto para terminar às 14 horas.

Na agenda do presidente do BC, por sua vez, o encontro com Haddad é descrito como uma reunião “para tratar de assuntos governamentais”.

Apesar das críticas de Lula a Campos Neto nos últimos meses, a relação entre Haddad e o presidente do BC é cordial.

No início de setembro, Lula voltou a subir o tom contra o chefe da autoridade monetária. “Esse cidadão, se ele conversa com alguém, não é comigo. Ele deve conversar com quem indicou, e quem o indicou não fez coisas boas nesse país. A sociedade brasileira vai descobrir com o tempo”, disse o petista, na ocasião.

Na reunião do Copom encerrada na quarta-feira, Campos Neto votou pela redução de 0,5 ponto percentual na taxa Selic. A decisão foi unânime.

Foi o segundo corte dos juros desde agosto, quando o Copom interrompeu o ciclo de aperto monetário e baixou a Selic em 0,5 ponto percentual, de 13,75% para 13,25% ao ano.

Foi a segunda reunião do colegiado desde a entrada dos dois novos integrantes indicados pelo governo: Gabriel Galípolo, diretor de Política Monetária, e Ailton Aquino, diretor de Fiscalização.

O novo patamar da Selic é o menor desde a reunião do Copom de março de 2022, quando os juros estavam em 11,75% ao ano. Em maio de 2022, a Selic foi para 12,75% ao ano.

Antes de os juros chegarem a 13,75% ao ano, o Copom havia elevado a Selic 12 vezes seguidas, em um ciclo que teve início em março de 2021.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?