metropoles.com

Total de dívidas renegociadas atinge o maior nível em 12 meses

Em novembro, 77,5% dos débitos com mais de 60 dias de atraso foram quitados ou regularizados. No mês anterior, número foi de 69,3%

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Imagem colorida de pessoa fazendo contas na calculadora, com vários papéis e contas a pagar sobre a mesa Desenrola dicas - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de pessoa fazendo contas na calculadora, com vários papéis e contas a pagar sobre a mesa Desenrola dicas - Metrópoles - Foto: Getty Images

O número de pessoas inadimplentes que consegue quitar ou renegociar dívidas em atraso vem crescendo de forma consistente no Brasil. De acordo com levantamento da Serasa Experian, 77,5% das contas negativadas em novembro – o último dado disponível – foram regularizadas por consumidores com débitos pendentes por até 60 dias. O percentual foi o maior num período de 12 meses. Em outubro, ele havia ficado em 69,3%, antes disso, em setembro, em 56,5%.

Das dívidas com valores superiores a R$ 10 mil, pouco mais de 91% delas foram quitadas. Esse foi o maior percentual entre as quantias analisadas na pesquisa. Entre os débitos menores, que somavam no máximo R$ 500, o índice de regularização foi de 71%, o mais baixo entre os grupos.

“No segundo semestre de 2023, a diminuição das taxas de juros e da inflação proporcionou aos consumidores a chance de saldar dívidas em atraso, resultando numa maior estabilidade nos índices de inadimplência”, diz o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi. Para ele, o programa Desenrola, criado pelo governo federal, também ajudou nesse processo.

No recorte por tipo de dívida, o grupo de “bancos e cartões de crédito” foi alvo da maior taxa de pagamentos. A seguir, veio o segmento de “utilities”, que engloba contas de água, energia e gás. 

No ranking por estados, Sergipe ficou em primeiro lugar, com 83,2% dos encargos pagos em até 60 dias da negativação ocorrida em novembro. Em seguida, vieram Acre, Rio Grande do Sul e Paraná.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?