metropoles.com

Toffoli suspende pagamentos do acordo de leniência da Odebrecht

Ministro Dias Toffoli afirma que foram praticados excessos contra a Odebrecht em acordo de R$ 3,8 bilhões com a Operação Lava Jato

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Carlos Moura/SCO/STF
Ministro Dias Toffoli analisou queixa-crime contra Alexandre de Moraes
1 de 1 Ministro Dias Toffoli analisou queixa-crime contra Alexandre de Moraes - Foto: Carlos Moura/SCO/STF

São Paulo — O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a suspensão do pagamento das parcelas do acordo de leniência de R$ 3,8 bilhões da Odebrecht e também autorizou a empreiteira a renegociar o pacto com a Procuradoria-Geral da República (PGR), a Controladoria-Geral da União (CGU) e a Advocacia-Geral da União (AGU) para “correção das ilicitudes e dos abusos identificados”.

A decisão acolhe um pedido da própria Odebrecht embasado em mensagens hackeadas de procuradores da extita força-tarefa da Operação Lava Jato que costuraram o acordo, em 2016. A empreiteira teve acesso a parte dos diálogos da Operação Spoofing, que prendeu e denunciou os hackers. Com base neles, afirmou ter sido vítima de uma série de abusos do ex-coordenador da força-tarefa, o ex-procurador e ex-deputado Deltan Dallagnol, e do ex-juiz federal e senador Sérgio Moro (União).

Toffoli afirma que as mensagens mostram que “teria havido conluio entre o juízo processante e o órgão de acusação para elaboração de cenário jurídico processual-investigativo que conduzisse os investigados à adoção de medidas que melhor conviesse a tais órgãos, e não à defesa em si”.

“Tenho que, a princípio, há, no mínimo, dúvida razoável sobre o requisito da voluntariedade da requerente ao firmar o acordo de leniência com o Ministério Público Federal que lhe impôs obrigações patrimoniais, o que justifica, por ora, a paralisação dos pagamentos, tal como requerido pela Novonor [nome atual da Odebrecht]”, afirma.

O ministro diz ainda que o material da Operação Spoofing “permite corroborar as suspeitas da Novonor de que foram praticados excessos em relação a ela pelos membros da força-tarefa da Operação Lava Jato, os quais visaram a coagi-la para a celebração de um acordo”.

“Em outras palavras, tal como ocorreu em relação à J&F, existem claros sinais de que o acordo de leniência firmado pela requerente não se deu sob adequadas balizas de voluntariedade, realidade que demanda a contenção dos seus efeitos”.

O ministro afirma que a “declaração de vontade no acordo de leniência deve ser produto de uma escolha com liberdade”.

“Com efeito, é manifestamente ilegítima, por ausência de justificação constitucional, a adoção de medidas que tenham por finalidade obter a colaboração ou a confissão, a pretexto de sua necessidade para a investigação ou a instrução criminal”, conclui Toffoli.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?