TikTok fecha acordo inédito com Warner Music para músicas na rede
Febre na indústria musical, TikTok selou acordo de licenciamento com Warner. Músicas também irão para “novo Spotify” lançado pelo chineses
atualizado
Compartilhar notícia
O TikTok e a Warner Music Group (WMG), braço musical da Warner, anunciaram acordo para licenciamento de músicas do grupo na rede social chinesa. O anúncio foi feito nesta terça-feira (18/7), classificado pelas partes como uma “parceria abrangente e inédita”.
O negócio envolve licenciamento de músicas e artistas da Warner Music para uso de suas canções na rede social da chinesa ByteDance, que tem mais de 1 bilhão de usuários.
Os valores não foram divulgados, e não se sabe se envolvem algum tipo de compartilhamento da receita de anúncios. Na nota conjunta, TikTok e Warner afirmaram que o acordo “prevê o desenvolvimento conjunto de modelos econômicos adicionais e alternativos”.
“Estamos felizes e empolgados com nosso próximo capítulo junto com o TikTok. Por meio dessa parceria expandida e significativamente aprimorada para ambas as empresas, podemos agregar maior valor aos artistas e compositores da WMG e aos usuários do TikTok”, disse o presidente da Warner Music, Robert Kyncl.
O acordo também inclui a disponibilização de músicas para o TikTok Music, novo serviço de streaming por assinatura que promete concorrer com plataformas como Spotify e Deezer (e que, por ora, só está disponível no Brasil e na Indonésia).
“Estamos muito entusiasmados em fazer essa parceria com a Warner Music Group para criar uma visão compartilhada para um futuro em que artistas, compositores, fãs de música e a indústria possam se beneficiar do poder de descoberta nas plataformas TikTok”, disse em nota Shou Chew, presidente do TikTok.
TikTok virou febre na indústria musical
Para além da Warner, o TikTok está em processo de renovar e ampliar licenças com outros grandes grupos da indústria, processo central para os conteúdos da plataforma.
Com formato de vídeos curtos, o TikTok tem sido palco de lançamentos de grandes artistas e do surgimento de novos nomes na indústria musical, que ganharam espaço ao postar músicas autorais na rede social chinesa.
Com a centralidade obtida pelo TikTok na indústria musical, no entanto, gravadoras e grandes conglomerados da indústria passaram a questionar o que veem como uma fatia injusta dos lucros distribuídos.
Uma série de marcas também chegou a ser processada por gravadoras por usarem suas canções no TikTok sem o devido licenciamento. Na nova frente de negócio, o acordo do TikTok com a Warner incluirá a adição de músicas a uma biblioteca musical “legalizada”, a Commercial Music Library, serviço que os chineses têm tentado emplacar no pacote oferecido às marcas.