Flopou? Threads, rival do Twitter, tem queda de 80% na audiência
O entusiasmo pelo Threads perdeu força e o número de usuários ativos no Android caiu para 11 milhões, segundo a Similarweb
atualizado
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O Threads, aplicativo rival do Twitter (atual X), tem visto o número de acessos despencar após o primeiro mês de lançamento. O app foi anunciado pela Meta (dona de Instagram, Facebook e WhatsApp) no início de julho e havia atingido 100 milhões de usuários só nos primeiros cinco dias.
Fazer as pessoas voltarem à plataforma, no entanto, tem sido outra história. O número de usuários ativos nas últimas três semanas acumula queda de quase 80%, segundo dados da empresa de audiência Similarweb obtidos pelo jornal britânico Financial Times. A Meta não divulga oficialmente os dados.
Os números da Similarweb são referentes somente aos acessos com o sistema operacional Android, mas dão dimensão do tamanho do desafio para a nova rede social de Mark Zuckerberg. No período, o total de usuários ativos contabilizados com Android caiu de 49 milhões para 11 milhões.
Já o Twitter tinha pouco mais de 107 milhões de usuários ativos no Android no mesmo período, ainda segundo a Similarweb.
Quando lançado, o Threads foi descrito pela Meta como um lugar “onde as comunidades se reúnem para discutir tudo, dos tópicos de seu interesse hoje até o que será tendência amanhã”.
Como vantagem, o app teve nos primeiros dias o fácil acesso com o mesmo perfil do Instagram, que tem 2 bilhões de usuários e ajudou em parte da chuva de cadastros no Threads.
Passado o entusiasmo inicial, porém, o Threads tem tido dificuldade em se manter no centro das atenções e garantir engajamento dos usuários que se registraram inicialmente.
Crise no Twitter
O Threads foi lançado em momento de transição no Twitter, que vive debandada de anunciantes e críticas à gestão do bilionário Elon Musk, que comprou a rede social no ano passado.
Desde a sua criação, o Twitter sempre sofreu com menor número de usuários e anunciantes do que os rivais da Meta, mas a companhia vive uma guinada e virou alvo de novos questionamentos desde que foi adquirida por Musk.
Estima-se que a rede tenha perdido 60% do valor de mercado desde a compra. Nas últimas semanas, além de mudanças na estrutura da plataforma, Musk mudou ainda o nome da rede social de Twitter para X e abandonou o clássico logotipo do passarinho azul.