metropoles.com

Teto de gastos “ruiu” e “caiu em cima da nossa casa”, diz Tebet

Ministra do Planejamento confirmou que Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) será publicada ainda nesta sexta-feira (14/4) no Diário Oficial

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fábio Vieira/Metrópoles
simone-tebet-fgv-sp
1 de 1 simone-tebet-fgv-sp - Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

A ministra do Planejamento, Simone Tebet, confirmou que a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) será publicada ainda nesta sexta-feira (14/4), até o fim do dia, no Diário Oficial da União.

A lei foi feita com base no atual teto de gastos, que ainda está em vigor e deve ser substituído neste ano pelo novo arcabouço fiscal apresentado pelo governo.

“A LDO vai cumprir o que determina a Constituição e a Lei de Responsabilidade Fiscal. No mundo jurídico, o que nós temos como âncora fiscal é o teto de gastos É o que existe. O novo arcabouço é a intenção do governo e será encaminhado ao Congresso Nacional”, disse Tebet, em entrevista coletiva depois de participar de um evento na Fundação Getulio Vargas (FGV), em São Paulo.

“A LDO vem seguindo o regramento do teto de gastos, mas já trazendo parâmetros e indicadores (do novo arcabouço, para quando o projeto for aprovado). Isso é importante porque mostra que o teto de gastos, de tanto que foi furado e pelo fato de não ter vindo acompanhado da reforma tributária, já ruiu. Ele caiu em cima da nossa casa e já está arrastando a casa chamada Brasil”, afirmou a ministra.

Segundo Simone Tebet, se o teto de gastos permanecer em 2024 – na hipótese de o novo arcabouço fiscal não ser aprovado pelo Congresso –, “comprometará as despesas e as políticas públicas no Brasil, a ponto de nós praticamente zerarmos os recursos para as despesas discricionárias”.

“A LDO vai mostrar o Brasil real e, sim, vai assustar. Não tem espaço fiscal para nada de novo”, concluiu Tebet.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?