metropoles.com

Testes de Pix por aproximação começam em novembro, diz Banco Central

Previsão é que o Pix por aproximação seja implementado para toda população a partir de fevereiro de 2025; resolução foi postada nesta sexta

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Breno Esaki/Metrópoles
Mão segura celular, com tela branca escrita Pix, em frente à sede do Banco Central - Metrópoles
1 de 1 Mão segura celular, com tela branca escrita Pix, em frente à sede do Banco Central - Metrópoles - Foto: Breno Esaki/Metrópoles

O Banco Central do Brasil afirmou que o Pix por aproximação começará a ser implementado, ainda em período de testes, em novembro deste ano. Determinação foi publicada nesta sexta-feira (2/8) e a novidade deve estar disponível a partir de fevereiro de 2025.

A nova modalidade vai funcionar por meio das carteiras virtuais, parecido com o que já ocorre com cartões de débitos e crédito, sem a necessidade do cliente abrir o aplicativo da instituição financeira.

A ideia é que ao ativar a carteira virtual e aproximar o celular à maquininha de cobrança, o valor seja cobrado automaticamente da conta corrente.

Para isso, os clientes precisarão se cadastrar no “open finance” (sistema financeiro aberto). O sistema permite, com autorização dos clientes de produtos e serviços, o compartilhamento de informações entre diferentes instituições autorizadas pelo Banco Central.

A resolução ainda diz que 99% das instituições inseridas no open finance serão obrigadas a iniciar o período de teste do Pix por aproximação.

A partir do início de janeiro de 2026, todas as instituições detentoras de contas participantes do sistemas serão obrigadas a aderir a nova modalidade.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?