Tentativas de fraude devem cair 35% na Black Friday, diz estudo
Potencial redução no número de fraudes durante a Black Friday se deve mais à queda no volume de pedidos, segundo levantamento da ClearSale
atualizado
Compartilhar notícia
O consumidor brasileiro deve sofrer um número menor de tentativas de fraude on-line durante a Black Friday deste ano, que acontece no dia 24 de novembro, de acordo com um estudo divulgado pela empresa de segurança digital ClearSale.
Segundo o levantamento, cerca de 28,5 mil tentativas de fraude são esperadas para o fim de semana dos dias 24, 25 e 26 de novembro. No ano passado, foram registradas 44,1 mil.
Em valores absolutos, as tentativas de fraude devem corresponder a R$ 44 milhões, o que significaria uma redução anual de quase 37%. Em 2022, o valor alcançou R$ 69,6 milhões.
Tecnicamente, a tentativa de fraude é caracterizada quando o fraudador faz a venda no e-commerce se passando por um varejista.
“Mesmo que a fraude não seja concluída, a tentativa ainda é considerada uma atividade criminosa”, afirma o estudo da Clearsale.
Volume de vendas deve ser menor em 2023
A potencial redução no número de fraudes no comércio eletrônico se deve mais à queda no volume de pedidos para a Black Friday, o que indica que a data não deve ser tão bem sucedida neste ano.
Estimativas da Clearsale indicam uma diminuição de 40% nos pedidos em relação a 2022, quando foram feitas 6,1 milhões de compras durante a Black Friday e nos dois dias seguintes.
Atualmente, a Black Friday é considerada a quinta data mais importante do ano para o varejo, atrás de Natal, Dia das Mães, Dia das Crianças e Dia dos Pais.