metropoles.com

Temor sobre banco regional PacWest, dos EUA, faz ações derreterem

A derrocada no valor de mercado do PacWest se deve a uma reportagem veiculada pela Bloomberg, segundo a qual o banco poderia ser vendido

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
AaronP/Bauer-Griffin/GC Images
Century City Exteriors And Landmarks – 2023
1 de 1 Century City Exteriors And Landmarks – 2023 - Foto: AaronP/Bauer-Griffin/GC Images

Depois da crise que levou à falência bancos regionais dos Estados Unidos como o Silicon Valley Bank (SVB), o Signature Bank e o First Republican Bank, recentemente comprado pelo JPMorgan, um novo foco de preocupação vem assustando o mercado nesta semana.

Trata-se de outro banco de médio porte dos EUA, o PacWest Bancorp, cujas ações estão em queda livre nos últimos dias.

A derrocada no valor de mercado do banco se deve a uma reportagem veiculada pela Bloomberg, segundo a qual o PacWest estaria estudando uma possível venda. O banco confirmou que foi procurado por potenciais investidores.

No pregão de terça-feira (3/5), as ações do PacWest desabaram quase 50%.

Como noticiado pelo Metrópoles, outros bancos médios dos EUA também vêm sofrendo na bolsa. Os papéis do Western Alliance Bancorp tombaram 24% na última sessão, enquanto o Comerica Inc. e o Zions Bancorp recuaram 7%.

Para acalmar o mercado, o PacWest informou que seus principais depósitos aumentaram desde março. “O banco não experimentou fluxos de depósitos fora do comum após a venda do First Republic Bank e outras notícias do setor. Nosso caixa e liquidez disponível permanecem sólidos e excederam nossos depósitos não segurados”, garante o banco.

Os bancos pequenos e médios dos EUA vêm enfrentando dificuldades no último ano por causa da alta na taxa de juros, que afetou o valor de seus títulos e gerou perdas de mais de US$ 1,8 trilhão.

No início da semana, em mensagem direcionada ao Comitê Consultivo de Empréstimos, o secretário adjunto interino de política econômica do Tesouro, Eric Van Nostrand, disse que as autoridades tomaram “ações decisivas” em resposta às falências de bancos regionais. “Hoje, o sistema bancário continua sólido e capitalizado e até vimos sinais importantes de força e estabilização nos bancos regionais”, afirmou.

Por outro lado, a diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, disse que o setor bancário global ainda pode apresentar “vulnerabilidades”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?