Tebet: “Estabilidade econômica passa pela estabilidade institucional”
Ministra do Planejamento, que participou de reunião na Febraban, reiterou apoio à candidatura de Rodrigo Pacheco à presidência do Senado
atualizado
Compartilhar notícia
A ministra do Planejamento, Simone Tebet, afirmou nesta terça-feira (31/1), após participar de uma reunião promovida pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), que a economia brasileira só alcançará a estabilidade se as instituições do país forem preservadas e funcionarem livremente.
Em entrevista coletiva após o encontro com banqueiros, Tebet reiterou seu apoio à candidatura do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) à reeleição ao comando da Casa. Ele é o candidato apoiado pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e tem como adversários os senadores Rogério Marinho (PL-RN) e Eduardo Girão (Podemos-CE).
“Nosso governo está apoiando a reeleição do presidente Pacheco. Entendemos que é fundamental para o fortalecimento da democracia. O dia 8 de janeiro não foi uma data qualquer. Todos nós nos espantamos e ficamos com um sentimento de horror”, afirmou Tebet, referindo-se aos ataques contra o Palácio do Planalto, o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Congresso Nacional.
“O Brasil está dividido ao meio. Lamentavelmente, o ex-presidente Bolsonaro conseguiu extrair o que há de pior em uma parcela ínfima, muito pequena, mas que é barulhenta, da sociedade brasileira”, disse a ministra.
“A estabilidade econômica passa pela estabilidade institucional. Entendemos que a figura do presidente Rodrigo Pacheco é a de um líder capaz de garantir essa harmonia necessária”, prosseguiu Tebet. “Sem isso, não dá para falar em baixar taxa de juros, em garantir uma inflação mais baixa, em crescimento econômico. Democracia é o grande guarda-chuva.”