metropoles.com

Tarcísio: “Vamos acabar com conflitos de terra em São Paulo”

Ao participar de congresso do agronegócio em São Paulo, governador paulista disse que o Brasil precisa se assumir como “potência” do agro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/YouTube
Imagem colorida de Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo, falando em um microfone durante evento do agronegócio. Ele veste um terno escuro e usa gravata - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo, falando em um microfone durante evento do agronegócio. Ele veste um terno escuro e usa gravata - Metrópoles - Foto: Reprodução/YouTube

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), aproveitou sua participação no 22º Congresso Brasileiro do Agronegócio, nesta segunda-feira (7/8), na capital paulista, para assumir o compromisso de acabar com os conflitos de terra no estado.

Tarcísio falou na abertura do evento, promovido pela Associação Brasileira do Agronegócio (Abag). Além dele, compareceram o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, a ex-ministra Tereza Cristina e o governador de Goiás, Ronaldo Caiado.

O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, gravou uma mensagem que foi exibida durante o evento.

“É um absurdo que, ainda hoje, a gente discuta direito de propriedade. Aqui em São Paulo, vamos promover um grande programa de regularização fundiária. Os instrumentos legais que temos aqui são suficientes para trazermos a paz para o campo no estado de São Paulo”, afirmou Tarcísio.

De acordo com o governador paulista, serão entregues “muitos títulos (de propriedade) para o médio e o grande produtor, mas também títulos para os assentados”.

“Vamos acabar com esses conflitos de terra no estado de São Paulo. Temos condições e os instrumentos para isso”, prometeu Tarcísio.

“Potência agroambiental”

Durante sua fala na abertura do congresso da Abag, Tarcísio de Freitas disse que o Brasil tem de assumir sua posição de potência mundial do agronegócio.

“Temos que colocar a carapuça na cabeça: o Brasil é uma potência agroambiental. Sempre foi e sempre será. Ninguém faz o que o Brasil faz, com excelência que faz. Ninguém consegue produzir e preservar. E temos condição de ampliar nossas áreas de lavouras sem derrubar uma única árvore”, afirmou o governador.

Tarcísio criticou o que chamou de “protecionismo disfarçado” de grandes potências, que temem o crescimento do agro brasileiro e, segundo o governador paulista, usam subterfúgios para diminuir a competitividade do Brasil no cenário internacional.

“Isso impõe um desafio gigantesco para a nossa diplomacia Não podemos sucumbir agora a uma regra que vai impor sanções aos nossos produtos em cima de uma narrativa que está totalmente furada. O nosso agro é totalmente sustentável”, disse Tarcísio.

“Saudade” de Tereza Cristina

Cotado como um dos possíveis nomes do campo conservador para a disputa pela Presidência da República em 2026, possivelmente assumindo o espólio político do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) – considerado inelegível pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) –, Tarcísio de Freitas fez uma deferência à ex-ministra da Agricultura Tereza Cristina.

A senadora também aparece na lista de potenciais candidatos ao Palácio do Planalto. “Sinto saudade de trabalhar com Tereza Cristina. Obrigado por tudo”, disse Tarcísio à ex-colega de Esplanada dos Ministérios.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?