metropoles.com

SpaceX, de Elon Musk, adia lançamento de foguete para Lua

O Falcon 9 deveria ter saído da Florida na madrugada desta quarta. Nova tentativa ocorrerá amanhã, quinta (15/2), às 3h05 de Brasília

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images/ Kevin Dietsch
Foto colorida de galpão da SpaceX astronautas - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de galpão da SpaceX astronautas - Metrópoles - Foto: Getty Images/ Kevin Dietsch

A SpaceX, empresa espacial do bilionário Elon Musk, que também é dono do X (ex-Twitter), adiou, nesta quarta-feira (14/2), o lançamento do foguete Falcon 9, que tinha como missão pousar na Lua, levando uma sonda da companhia Intuitive Machines. 

O lançamento estava previsto para 0h57 de quarta-feira, na Flórida (2h57 de Brasília), mas a Nasa detectou “temperaturas de metano fora do normal” na nave. A Agência espacial dos Estados Unidos informou que uma nova tentativa de voo será realizada nesta quinta-feira (15/2), às 3h05 de Brasília.

Diversas empresas já fracassaram ao tentar enviar sondas ao satélite. Por isso, cumprir a tarefa seria um feito considerável. Em 8 de janeiro, a American Astrobotic despachou o módulo lunar Peregrine, mas uma ruptura no tanque da sonda levou a um grande vazamento de combustível. 

No ano passado, o módulo japonês Hakuto-R, da empresa Ispace, ficou sem combustível como resultado de um erro de cálculo do pouso na Lua. A companhia israelense SpaceIL quase realizou a façanha em 2019, mas falhou a poucos metros do solo lunar. 

Apenas um pequeno punhado de países conseguiu chegar à Lua. A antiga União Soviética foi o primeiro deles, em 1966, com a sonda Luna 9. Em seguida, vieram os Estados Unidos, o único país a colocar astronautas na superfície lunar. A China conseguiu três aterrissagens na última década. A Índia e o Japão também cumpriram missões com sucesso. 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?