metropoles.com

Sob aplausos na Fiesp, Alckmin diz que indústria está “supertributada”

Para Geraldo Alckmin, que foi a congresso na Fiesp, reforma tributária vai “impulsionar a atividade industrial” e “reduzir o custo Brasil”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
Imagem colorida do vice-presidente da República, Getaldo Alckmin
1 de 1 Imagem colorida do vice-presidente da República, Getaldo Alckmin - Foto: Divulgação

O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, voltou a defender nesta terça-feira (3/10) a reforma tributária, já aprovada pela Câmara dos Deputados e que aguarda análise no Senado Federal, ainda sem previsão de votação.

Alckmin participou do 15º Congresso da Micro, Pequena e Média Indústria, promovido pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), na capital paulista.

“A indústria está supertributada. A reforma tributária vai impulsionar a atividade industrial, desonerar completamente investimento e desonerar completamente exportação. Acabará a cumulatividade de crédito”, afirmou o vice–presidente. “E vai reduzir o custo Brasil, trocando cinco impostos sobre consumo por um IVA (Imposto sobre Valor Agregado) dual.”

No momento em que falou sobre o peso dos tributos sobre o setor industrial, Alckmin for bastante aplaudido pelos empresários da indústria que acompanhavam o pronunciamento. Atualmente, a indústria é o setor da economia que paga a maior carga tributária.

Defensora da reforma tributária, a Fiesp defende a redução do número de exceções incluídas pelos deputados no texto e reivindica que a alíquota máxima do IVA, que substituirá tributos federais, estaduais e municipais que incidem sobre bens e serviços, seja de 25%.

Reportagem publicada pelo Metrópoles em julho mostrou que o IVA brasileiro deve ter uma das maiores alíquotas do mundo, segundo projeções de economistas, advogados tributaristas e especialistas em finanças e tributação.

A tendência é que, diante da série de benefícios concedidos a serviços que pagarão taxas reduzidas ou ficarão isentos, a alíquota de referência do IVA seja mais alta do que os 25% projetados inicialmente pelo governo. Esse percentual só será definido após a aprovação final do texto, por meio de lei complementar.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?