Simone Tebet: “Não é um tabu discutir taxa de juros”
“Nada é interditado em uma democracia. A fala de uma ministra não pode ser um tabu”, afirmou Simone Tebet em audiência na Câmara
atualizado
Compartilhar notícia
No dia em que o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) anuncia a taxa básica de juros, a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, disse que o debate sobre a política monetária é legítimo e não deve ser coibido no Brasil.
As declarações da ministra foram dadas durante uma audiência conjunta entre as comissões de Desenvolvimento Econômico, de Finanças e Tributação e de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados.
“Nada é interditado em uma democracia. A fala de uma ministra não pode ser um tabu. Não é um tabu discutir taxa de juros ou falarmos que a ata ou o comunicado do Copom poderia vir melhor”, afirmou Tebet.
Ao falar sobre a taxa Selic, a ministra do Planejamento disse que não cabe a ela discutir para qual patamar os juros deveriam cair – atualmente, a taxa está em 13,75% ao ano.
“Eu não tenho informação privilegiada porque não faço parte do Copom. Eles não dialogam comigo. Eu faço parte do CMN (Conselho Monetário Nacional)”, afirmou. “Copom fala da taxa Selic. Eu só sou chamada para falar de política fiscal, sobre meta de inflação.”
“Não é o meu papel. Mas, como ser político que sou, posso dizer que a ata do Copom é um ato político. O comunicado também é”, concluiu.