Shoppings de alta renda saem ilesos da pandemia, indica Safra
Os indicadores operacionais desses estabelecimentos melhoraram e as vendas superaram os níveis de 2019
atualizado
Compartilhar notícia
Os shopping centers de alta renda tendem a ser mais resistentes no atual período de juros altos e instabilidade econômica causada pela transição política, em comparação com estabelecimentos mais populares. A avaliação é do Banco Safra, exposta em relatório divulgado nesta quinta-feira (15/12).
A instituição financeira considera ainda que os piores efeitos da pandemia “ficaram para trás”, e os principais shoppings do mercado saem da crise com “operações praticamente ilesas”. Assim, o banco projeta em uma alta das ações de centros de compras como as redes Iguatemi e Multiplan nos próximos anos.
Os indicadores operacionais dessas empresas, informa o relatório, melhoraram significativamente. “As vendas dos lojistas superaram os níveis de 2019 e registraram crescimento real, refletindo a reabertura total da economia”, aponta o texto.
Dessa forma, as duas redes reduziram o volume de descontos concedidos com aluguéis, ao mesmo tempo em que apresentavam queda de índices de inadimplência líquida, que estariam abaixo dos patamares históricos.
E apesar de aluguéis mais altos e do faturamento acima da média, o ritmo de contratações com novas lojas supera as expectativas. A taxa de ocupação dos shoppings tem mantido uma tendência de crescimento, observada nos últimos trimestres.
Por outro lado, aponta o Safra, os resultados dos estacionamentos não foram reestabelecidos. Eles continuam sendo afetados pela redução do tempo médio de permanência dos clientes nesses estabelecimentos.