Setor de serviços surpreende e cresce 1,1% em fevereiro, diz IBGE
Segundo a Pesquisa Mensal de Serviços, do IBGE, setor de transportes foi o grande destaque de fevereiro, com crescimento de 2,3% no período
atualizado
Compartilhar notícia
O volume de serviços no Brasil registrou um crescimento de 1,1% em fevereiro deste ano, na comparação com janeiro, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (27/4) pela Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Na comparação com fevereiro do ano passado, a alta foi dos serviços foi de 5,4%.
O resultado do setor veio bem acima das projeções do mercado. O consenso Refinitiv estimava uma alta de 0,4% na comparação mensal e de 4,8% na base anual.
No resultado acumulado de janeiro e fevereiro de 2023, o avanço do volume de serviços foi de 5,7% em relação ao mesmo período do ano passado.
“Os segmentos mais dinâmicos seguem apresentando bom desempenho, enquanto aqueles mais afetados pela pandemia, principalmente as atividades presenciais, já superaram o longo distanciamento que tinham do período pré-pandemia”, analisa Rodrigo Lobo, gerente da pesquisa.
Destaque para transportes
A pesquisa do IBGE mostra que o setor de transportes foi o grande destaque de fevereiro, com crescimento de 2,3% no período.
“O transporte rodoviário de cargas, que é o principal modal por onde se deslocam as mercadorias nas estradas brasileiras, segue sendo beneficiado pela demanda crescente vinda do agronegócio, do comércio eletrônico e, em menor escala, do setor industrial, notadamente dos bens de capital e dos bens intermediários”, explica Lobo.