metropoles.com

Setor de serviços cresce 3% em dezembro e fecha 2022 com alta recorde

É o melhor resultado anual do setor de serviços desde o início da série histórica da pesquisa do IBGE, em 2011; resultado superou projeções

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
HUGO BARRETO/METRÓPOLES
Bares e restaurantes do DF reabriram no dia 15 de julho
1 de 1 Bares e restaurantes do DF reabriram no dia 15 de julho - Foto: HUGO BARRETO/METRÓPOLES

O volume de serviços no Brasil surpreendeu positivamente em dezembro e registrou alta de 3,1% no último mês do ano passado, na comparação com novembro, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (10/2) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Com o resultado, o setor de serviços fechou 2022 com alta acumulada de 8,3%. Já na comparação com dezembro de 2021, o crescimento foi de 6%.

Trata-se do melhor resultado anual registrado pelo segmento desde o início da série histórica da pesquisa do IBGE, em 2011. Em 2022, o setor teve uma alta acumulada em 12 meses 14,4% superior aos níveis verificados antes do início da pandemia de Covid-19, em fevereiro de 2020.

O resultado veio bem acima das expectativas do mercado. O consenso Refinitiv projetava uma alta de 1% em dezembro e de 3,9% na comparação anual.

Em novembro do ano passado, o setor de serviços ficou no zero a zero (variação nula), depois de um recuo de 5% em outubro. Antes disso, porém, foram cinco altas mensais consecutivas.

Houve crescimento em quatro das cinco atividades pesquisadas em dezembro, com destaque para transportes (+2,5%) e outros serviços (+10,3%).

“O setor de transportes cresce desde 2020, mas com dinâmica diferente: inicialmente, por causa da área de logística, com alta nos serviços de entrega, em substituição às compras presenciais”, explica Luiz Almeida, analista da pesquisa. “Em 2022, há a manutenção da influência do transporte de carga, puxado pela produção agrícola, mas também pela reabertura e a retomada das atividades turísticas, impactando o índice no transporte de passageiro.”

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?