metropoles.com

Serasa: após 11 meses seguidos de alta, inadimplência cai em dezembro

De acordo com levantamento do Serasa, 69,4 milhões de brasileiros estavam inadimplentes no mês passado, 400 mil a menos do que em novembro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
boletos e moedas
1 de 1 boletos e moedas - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

Depois de 11 meses consecutivos de alta no Brasil, o nível de inadimplência recuou em dezembro, segundo dados do Mapa da Inadimplência e Renegociação de Dívidas do Serasa.

De acordo com o levantamento, 69,4 milhões de brasileiros estavam inadimplentes no mês passado. O número corresponde a uma diminuição de mais de 400 mil pessoas na comparação com novembro (69,83 milhões).

O valor total de todas as dívidas acumuladas pelos brasileiros ultrapassou R$ 312 bilhões em dezembro. Isso significa, em média, uma dívida de R$ 4,4 mil por pessoa.

A maior parcela das dívidas continua sendo contraída por meio do cartão de crédito, que representa 28,7% do total, seguido pelas contas bancárias (22,25%) e pelas compras no varejo (11,47%).

Para o Serasa, a redução do número de inadimplentes entre novembro e dezembro de 2022 pode ser explicada pelo pagamento do 13º salário, que injetou dinheiro na economia.

O Feirão Limpa nome, evento promovido pelo Serasa e que oferece possibilidade de renegociação e quitação de dívidas, também contribuiu. O Serasa informa que, no mês passado, foram feitos 8,4 milhões de acordos entre novembro e dezembro, “o maior número de negociações da história” da instituição.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?