Serasa: após 11 meses seguidos de alta, inadimplência cai em dezembro
De acordo com levantamento do Serasa, 69,4 milhões de brasileiros estavam inadimplentes no mês passado, 400 mil a menos do que em novembro
atualizado
Compartilhar notícia
Depois de 11 meses consecutivos de alta no Brasil, o nível de inadimplência recuou em dezembro, segundo dados do Mapa da Inadimplência e Renegociação de Dívidas do Serasa.
De acordo com o levantamento, 69,4 milhões de brasileiros estavam inadimplentes no mês passado. O número corresponde a uma diminuição de mais de 400 mil pessoas na comparação com novembro (69,83 milhões).
O valor total de todas as dívidas acumuladas pelos brasileiros ultrapassou R$ 312 bilhões em dezembro. Isso significa, em média, uma dívida de R$ 4,4 mil por pessoa.
A maior parcela das dívidas continua sendo contraída por meio do cartão de crédito, que representa 28,7% do total, seguido pelas contas bancárias (22,25%) e pelas compras no varejo (11,47%).
Para o Serasa, a redução do número de inadimplentes entre novembro e dezembro de 2022 pode ser explicada pelo pagamento do 13º salário, que injetou dinheiro na economia.
O Feirão Limpa nome, evento promovido pelo Serasa e que oferece possibilidade de renegociação e quitação de dívidas, também contribuiu. O Serasa informa que, no mês passado, foram feitos 8,4 milhões de acordos entre novembro e dezembro, “o maior número de negociações da história” da instituição.