metropoles.com

Senado aprova convites para Campos Neto e ex-diretores da Americanas

Comissão de Assuntos Econômicos do Senado quer ouvir presidente do BC sobre juros e ex-diretores da Americanas sobre rombo na empresa

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
Roberto Campos Neto
1 de 1 Roberto Campos Neto - Foto: Divulgação

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou nesta terça-feira (14/3) convites para o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, falar sobre questões relacionadas à política monetária, e para ex-dirigentes da Americanas, que devem tratar do rombo bilionário que levou à maior crise da história da empresa.

Campos Neto foi convidado pelos senadores para falar no dia 4 de abril. Por se tratar de um convite e não de uma convocação, o chefe da autoridade monetária não é obrigado a comparecer à comissão.

Campos Neto entrou na mira do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de importantes lideranças do PT, como a presidente nacional do partido, Gleisi Hoffmann. Os petistas criticam Campos Neto pela elevada taxa básica de juros da economia, hoje em 13,75% ao ano. Segundo o PT, os juros nesse patamar esfriam a economia do país.

Na segunda-feira (13/3), em um ato político do PT no Rio de Janeiro, Gleisi voltou a atacar o presidente do BC e cobrou sua saída do cargo.

“Eu acho que o Roberto Campos Neto tinha de ter decência, vergonha na cara, pegar o boné dele e ir embora, deixar a presidência do Banco Central”, afirmou Gleisi.

Americanas

A comissão do Senado também aprovou convites para que ex-diretores da Americanas prestem esclarecimentos sobre a crise na varejista, que entrou em recuperação judicial e está mergulhada em dívidas de R$ 42,5 bilhões.

Foram chamados o ex-diretor das Americanas Miguel Gomes Pereira Sarmiento Gutierrez, que comandou a empresa por 20 anos; o ex-CEO Sergio Rial, que renunciou ao cargo em janeiro depois de apenas 10 dias na função; e os ex-diretores Anna Christina Ramos Saicali, José Timotheo de Barros e Marcio Cruz Merelles.

Também foram convidados pela comissão Isaac Sidney, presidente da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), e João Pedro Nascimento, presidente da Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Na semana passada, o líder do PP na Câmara dos DeputadosAndré Fufuca (MA), protocolou o pedido de abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar supostas fraudes contábeis na Americanas. A decisão sobre a instalação da CPI agora caberá ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?