metropoles.com

Sem restrições, Cade aprova compra da SulAmérica pela Rede D’Or

Aquisição era contestada por nove empresas, entre hospitais e planos de saúde, mas órgão federal avaliou que não havia risco à concorrência

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
Imagem colorida de prédio da SulAmérica
1 de 1 Imagem colorida de prédio da SulAmérica - Foto: Reprodução

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou nesta quarta-feira (14/12), sem restrições, a compra da operadora de planos de saúde SulAmérica pela Rede D’Or, o maior grupo de hospitais do Brasil.

Com a decisão, os conselheiros do Cade não acataram os argumentos de outros hospitais e planos de saúde, segundo os quais o negócio seria prejudicial à concorrência no setor. Nove instituições se habilitaram no processo para questionar a fusão.

Manifestaram-se os hospitais Sírio Libanês, Albert Einstein, Oswaldo Cruz, Beneficência Portuguesa, AC Camargo, Mater Dei e Hcor, além das administradoras de benefícios Benevix e Supermed.

O Bradesco Saúde e o Real Hospital Português do Recife também se opuseram à operação. Defenderam que a Rede D’Or já é a maior acionista da Qualicorp, que trabalha com planos de saúde coletivos.

O relator do caso, o conselheiro Luiz Augusto Hoffmann, entendeu que a formação da nova empresa não afetaria a concorrência. Nesse sentido, ele aceitou as indicações da Superintendência-Geral do Cade que já havia aprovado a transação em 7 de novembro.

Hoffmann argumentou que a participação de mercado da Rede D’Or e da SulAmérica na maioria dos municípios onde ambas estão presentes não ultrapassaria 20%. Um patamar, observou o relator, que não caracteriza concentração de mercado.

Entre os sete conselheiros do Cade, cinco acompanharam o voto Hoffmann. A conselheira Lenisa Padro aprovou a operação, mas com limites. Defendeu que a Qualicorp fosse excluída do grupo formado após a aquisição.

Na decisão, o Cade recomendou que a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) adote uma norma específica para mitigar o risco de trocas de informações sensíveis entre hospitais e planos de saúde que pertençam ao mesmo grupo.

Quando a operação foi anunciada pela primeira vez, em fevereiro, a SulAmerica foi avaliada em R$ 15 bilhões. Hoje, essa quantia caiu para R$ 8 bilhões, como resultado da desvalorização dos ativos em Bolsa, por conta da crise do setor de saúde. Pelo acordo entre as duas empresas, a Rede D’Or assume todas as operações da companhia de seguros. Os acionistas da SulAmérica, por outro lado, recebem 13,5% do capital social da rede de hospitais.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?