Sem indicação de aperto nos juros, bolsa americana respira aliviada
Em discurso na Suécia, o presidente do Banco Central americano, Jerome Powell, não deu sinal de que taxa deve subir de forma abrupta
atualizado
Compartilhar notícia
Os principais índices de Wall Street subiam nesta terça-feira (11/1), à medida que o presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), Jerome Powell, evitou comentários sobre as perspectivas de aumento de juros nos Estados Unidos, em discurso realizado num simpósio sobre bancos centrais independentes, em Estocolmo, na Suécia. O bom desempenho dos papeis americanos também influenciou favoravelmente a Bolsa de Valores no Brasil.
Sem uma indicação clara de maior aperto monetário, o mercado americano respirou aliviado. Mesmo porque o Fed vem promovendo uma escalada histórica dos juros básicos, com sete altas consecutivas. A última delas ocorreu em 14 de dezembro, com elevação de 0,50 ponto percentual. Com o aumento, a taxa passou ao intervalo entre 4,25% e 4,50%, o maior patamar em 15 anos.
O aperto nos juros é uma ferramenta clássica de política monetária por meio da qual os bancos centrais tentam conter surtos inflacionários. Em Estocolmo, disse Powell: “Restaurar a estabilidade de preços quando a inflação está alta pode exigir medidas que não são populares no curto prazo, pois aumentamos as taxas de juros para desacelerar a economia”.
Mas os números americanos sobre inflação têm melhorado, embora de forma lenta e parcimoniosa. O índice de preços ao consumidor dos Estados Unidos (CPI, na sigla em inglês) avançou 0,1% em novembro, após alta de 0,4% em outubro e setembro. Na ocasião, a expectativa dos economistas era de um salto de 0,3%.
No acumulado em 12 meses, outra boa notícia. O crescimento nesse período foi de 7,1%, também considerado o mês de novembro, depois de alta de 7,7% em outubro e 8,2% em setembro. O resultado de 7,1% foi o menor para o período de 12 meses desde dezembro de 2021. No Brasil, a título de comparação, a inflação medida pelo IPCA fechou em 5,79%, em 2022.