metropoles.com

Sem indicação de aperto nos juros, bolsa americana respira aliviada

Em discurso na Suécia, o presidente do Banco Central americano, Jerome Powell, não deu sinal de que taxa deve subir de forma abrupta

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
placa mostra avenida Wall Street nos Estados Unidos
1 de 1 placa mostra avenida Wall Street nos Estados Unidos - Foto: Reprodução

Os principais índices de Wall Street subiam nesta terça-feira (11/1), à medida que o presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), Jerome Powell, evitou comentários sobre as perspectivas de aumento de juros nos Estados Unidos, em discurso realizado num simpósio sobre bancos centrais independentes, em Estocolmo, na Suécia.  O bom desempenho dos papeis americanos também influenciou favoravelmente a Bolsa de Valores no Brasil.

Sem uma indicação clara de maior aperto monetário, o mercado americano respirou aliviado. Mesmo porque o Fed vem promovendo uma escalada histórica dos juros básicos, com sete altas consecutivas. A última delas ocorreu em 14 de dezembro, com elevação de 0,50 ponto percentual. Com o aumento, a taxa passou ao intervalo entre 4,25% e 4,50%, o maior patamar em 15 anos.

O aperto nos juros é uma ferramenta clássica de política monetária por meio da qual os bancos centrais tentam conter surtos inflacionários. Em Estocolmo, disse Powell: “Restaurar a estabilidade de preços quando a inflação está alta pode exigir medidas que não são populares no curto prazo, pois aumentamos as taxas de juros para desacelerar a economia”.

Mas os números americanos sobre inflação têm melhorado, embora de forma lenta e parcimoniosa. O índice de preços ao consumidor dos Estados Unidos (CPI, na sigla em inglês) avançou 0,1% em novembro, após alta de 0,4% em outubro e setembro. Na ocasião, a expectativa dos economistas era de um salto de 0,3%.

No acumulado em 12 meses, outra boa notícia. O crescimento nesse período foi de 7,1%, também considerado o mês de novembro, depois de alta de 7,7% em outubro e 8,2% em setembro. O resultado de 7,1% foi o menor para o período de 12 meses desde dezembro de 2021. No Brasil, a título de comparação, a inflação medida pelo IPCA fechou em 5,79%, em 2022.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?