Sem controle: dólar paralelo bate novo recorde na Argentina
Agora, moeda americana está sendo cotado a 905 pesos. Limites têm sido quebrados quase diariamente, com proximidade da eleição presidencial
atualizado
Compartilhar notícia
O dólar paralelo, conhecido como “dólar blue”, voltou a bater novo recorde na Argentina. Nesta segunda-feira (9/10), ele está sendo cotado a 905 pesos. Na sexta-feira (6/10), a moeda americana já havia atingido outro pico, quando passou a ser vendida a 870 pesos. A quebra de limites tem sido recorrente.
Hoje, o “blue” iniciou o dia valendo 890 pesos. No início da tarde, havia atingido os 905 pesos nas “cuevas”, como são chamadas as casas de câmbio ilegais, em Buenos Aires.
A diferença de valor entre o paralelo e o oficial chegou agora a 157,07%. Ela superou o patamar registrado em 2022, quando o então ministro da Economia, Mart Guzmán, renunciou.
Nas últimas semanas, a moeda americana disparou sucessivas vezes, com a proximidade das eleições gerais no país, cujo primeiro turno está marcado para 22 de outubro.
As pesquisas mais recentes de intenção de voto indicam que o representante da direita, Javier Milei, deve enfrentar no segundo turno, em 19 de novembro, o atual ministro da Economia e candidato governista, Sergio Massa. Não se descarta a possibilidade de Milei, que quer dolarizar a economia argentina, vencer o pleito no primeiro turno.