metropoles.com

Saúde privada protesta contra MP que altera as agências reguladoras

Manifesto foi assinado pela FenaSáude e por mais de 30 entidades que compõem o setor

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Agência Brasil
ANS imagem colorida ans
1 de 1 ANS imagem colorida ans - Foto: Agência Brasil

A Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde), que representa as operadoras de planos de saúde de todo o país, assinou nesta terça-feira (14/2) um manifesto, em conjunto com mais de 30 entidades e empresas do setor, com críticas à Medida Provisória (MP) 1.154. A MP propõe retirar das 11 agências regulatórias a autonomia para definir e editar atos normativos, restringindo a atividade desses órgãos à fiscalização de contratos. Na avaliação da FenaSaúde, mantida, a medida desencadeará “enorme desestabilização do mercado de saúde no país”.

A FenaSaúde aponta que a MP tem como principal consequência o desmonte do arcabouço regulatório brasileiro. “Isso acarretará elevada insegurança jurídica para o setor de saúde e, consequentemente, prejudica a previsibilidade de ações e investimentos, além da ampliação do acesso à saúde de qualidade no país”, diz o texto.

O documento destaca o fato de a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) ser “responsável pela regulação” de um segmento que reúne 50,5 milhões de beneficiários em planos médico-hospitalares, com crescimento de mais de 63% em 20 anos, e 30 milhões em planos odontológicos. Isso além de empregar mais de 4 milhões de pessoas.

Prejuízo e crescimento

Em dezembro, a ANS divulgou os resultados contábeis das operadoras de saúde no terceiro trimestre de 2022. Os números não foram nada animadores. Os planos médico-hospitalares tiveram prejuízo operacional de R$ 5,5 bilhões. Essa queda, em grande medida, está relacionada à crescente demanda por atendimento médico desde a pandemia.

Ainda assim, o segmento vem crescendo. Os planos de saúde registraram um salto de 1.638.397 de usuários em um ano, na comparação entre novembro de 2022 e o mesmo mês de 2021. O número equivale à população de uma capital brasileira como o Recife. O avanço, na avaliação da FenaSaúde, é resultado da retomada do emprego formal no Brasil.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?