metropoles.com

Safra agrícola deve ser a 2ª maior da história do Brasil

Safra de grãos deve variar entre 317,5 milhões e 318,1 milhões de toneladas em 2023, segundo projeções divulgadas pelo IBGE e pela Conab

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
JP Rodrigues/Metrópoles
Plano Safra - Fazenda, Colheita
1 de 1 Plano Safra - Fazenda, Colheita - Foto: JP Rodrigues/Metrópoles

A safra agrícola do Brasil deve variar entre 317,5 milhões e 318,1 milhões de toneladas em 2023, de acordo com estimativas divulgadas nesta terça-feira (10/10) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

De acordo com as projeções do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola, do IBGE, a produção de cereais, leguminosas e oleaginosas no país deve fechar este ano em 318,1 milhões de toneladas.

Caso a expectativa seja confirmada, a produção vai registrar um aumento de 20,9% em relação ao ano passado (ou 54,9 milhões de toneladas a mais).

A nova estimativa do IBGE supera a anterior, divulgada em agosto, em 1,5% (4,8 milhões de toneladas).

Segundo o IBGE, são esperadas altas, em relação a 2022, para a soja (+26,5%), o algodão herbáceo (+12,3%), o sorgo (+43,3%), o milho (+19,6%) e o trigo (+4,8%).

Entre as principais lavouras, apenas o arroz em casca deve encerrar o ano em queda (-5,1%).

A área a ser colhida deve alcançar 77,8 milhões de hectares, um crescimento anual de 6,3% (ou 4,6 milhões de hectares a mais).

“A principal variável que influencia na safra deste ano é o aumento da produtividade. Tivemos condições climáticas boas nas principais regiões produtoras. Tivemos alguns problemas no Rio Grande do Sul. O estado enfrentou a falta de chuva, o que afetou as principais lavouras, como soja e milho. Mesmo assim, houve uma produção maior do que a do ano passado”, afirma Carlos Alfredo Guedes, pesquisador do IBGE.

Conab

Também divulgada nesta terça, a projeção da Conab para a safra brasileira de grãos 2023/2024 é a de uma produção de 317,5 milhões de toneladas, uma leve queda em relação à temporada passada.

Segundo a Conab, a diminuição da produtividade se deve, entre outros fatores, ao crescimento da área total semeada, que deve ultrapassar 78 milhões de hectares.

Ainda assim, tende a ser a segunda maior safra da história do país, superada apenas pelo ciclo 2022/2023, que bateu recorde de 322,8 milhões de toneladas.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?