Safra 2023/2024 deve ser de 312,3 milhões de toneladas, projeta Conab
Resultado da safra brasileira de grãos representaria uma queda de 2,4% em relação ao patamar alcançado na temporada passada, diz a Conab
atualizado
Compartilhar notícia
A safra brasileira de grãos da temporada 2023/2024 será menor do que a anterior, segundo projeções divulgadas nesta quinta-feira (7/12) pela Companhia Nacional do Abastecimento (Conab).
De acordo com a Conab, a safra de grãos no país será de 312,3 milhões de toneladas, o que significaria uma queda de 2,4% em relação ao patamar alcançado na temporada passada.
Segundo a entidade, a redução se deve, principalmente, à baixa incidência de chuvas e às altas temperaturas registradas na região Centro-Oeste, além do excesso de precipitações no Sul do país.
“Essas condições climáticas adversas afetaram o desenvolvimento de importantes culturas, como soja e trigo”, diz a Conab, em nota.
Projeção do IBGE
Também nesta quinta, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revisou sua projeção para a safra de 2023.
Segundo o órgão, a produção brasileira de grãos, cereais, leguminosas e oleaginosas deve ser de 316,3 milhões de toneladas, uma alta de 20,2% em relação à temporada anterior.
A área a ser colhida (77,8 milhões de hectares) teve um avanço anual de 6,3% (mais 4,6 milhões de hectares).
Para 2024, a expectativa do IBGE é que a safra brasileira de grãos chegue a 306,2 milhões de toneladas, o que representaria um recuo de 3,2% em relação à temporada anterior (menos 10,1 milhões de toneladas).