metropoles.com

Rio firma parceria para ter postos de recarga de carros elétricos

Startup EZVolt, da Vibra (antiga BR Distribuidora), instalará rede piloto de postos de recarga de elétricos em pontos do Rio

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fabio Motta/Vibra/Divulgação
carro-eletrico-vibra-rj
1 de 1 carro-eletrico-vibra-rj - Foto: Fabio Motta/Vibra/Divulgação

A Prefeitura do Rio de Janeiro firmou parceria com a startup EZVolt, da Vibra, para instalar uma rede piloto de postos com recarga de carros elétricos.

Por ora, o projeto prevê a instalação de oito postos de recarga em diferentes bairros da cidade. Os locais a receberem os postos ainda não foram decididos e estão em estudo, segundo a companhia.

A EZVolt foi escolhida após uma chamada pública para o projeto Sandbox.Rio, implementado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação da prefeitura carioca.

O município concederá autorização em ambiente controlado para testagem de produtores e serviços, incluindo em soluções para veículos elétricos.

A EZVolt opera hoje em 13 estados do Brasil. A Vibra, formada após a privatização da antiga BR Distribuidora (que pertencia à Petrobras), tem uma rede nacional de postos de combustíveis. Na rede, há hoje sete unidades com eletropostos integrados, segundo a empresa.

Abastecimento de carros elétricos é entrave

As possibilidades restritas de recarga dos veículos elétricos estão entre os principais entraves do mercado brasileiro para essa tecnologia. A prefeitura do Rio afirma que o objetivo é testar serviços que “possam ser implementados” e com “legado a médio e longo prazo”.

“O Sandbox.Rio é a possibilidade, com segurança jurídica, para a população e empresas testarem novos serviços inovadores que possam ser implementados na cidade”, disse em nota o secretário de Desenvolvimento Econômico, Chicão Bulhões.

“Isso permitirá a rápida expansão da eletromobilidade na cidade, uma vez que a maior barreira à adoção de elétricos é justamente a carência de pontos de recarga”, disse em nota Gustavo Tannure, CEO da EZVolt.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?