metropoles.com

Rial, ex-presidente da Americanas, justifica como descobriu rombo

Em postagem, Sergio Rial, presidente que ficou à frente da Americanas por 10 dias, diz que soube do rombo de R$ 20 bi ao falar com diretores

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
imagem colorida sergio rial americanas conselho santander
1 de 1 imagem colorida sergio rial americanas conselho santander - Foto: Divulgação

Executivo com passagem relâmpago pela Americanas, Sergio Rial foi alvo de muita controvérsia nos últimos dias. O ex-chefe do Santander renunciou à presidência da varejista no mesmo dia em que a empresa comunicou, por meio de fato relevante, um rombo de R$ 20 bilhões em seu balanço financeiro.

Em postagem no LinkedIn, Rial disse ter decidido renunciar após tomar conhecimento do problema contábil. Ele diz que, ao assumir a varejista, conversou com membros da diretoria e “conjuntamente com o novo CFO, Andre Covre, chegamos ao quadro (divulgado no) fato relevante”. Empossado junto com Rial, Covre também renunciou.

“Ser líder não é ser corajoso, mas ser responsável e ético; não é ser herói ou heroína, mas ter a resiliência para defender a verdade e fazer o que é certo”, disse Rial, na postagem.

Desde a semana passada, a pergunta que não quer calar é como um executivo tarimbado como Rial assumiu uma empresa sem saber de um problema como esse. Experiente, o ex-CEO do Santander é conhecido por saber bem o terreno onde pisa.

Para se defender do que chamou de “leviandades”, Rial disse que renunciou ao cargo ao descobrir o problema e por entender que a reestruturação pela qual a Americanas deverá passar não está de acordo com os planos de investimento e crescimento que ele tinha ao assumir a empresa.

“Quaisquer especulações ou teorias distintas disso são leviandades. Eu jamais transigiria com a minha biografia”, escreveu o executivo.

Rial afirma que está à disposição do conselho de administração da Americanas e dos acionistas de referência para contribuir da forma que for necessária, nas próximas semanas.

“Vou, portanto, neste momento, continuar a contribuir com minhas capacitações, experiência, seriedade e transparência, seguindo sempre as premissas que nortearam toda minha trajetória profissional e pessoal.

Rothschild & Co

Os jornais reportaram que o executivo estava à frente das negociações com os bancos para renegociar dívidas e tentar evitar a execução de garantias.

Ontem (16/1), no entanto, a Americanas anunciou que contratou uma empresa para comandar essas conversas. A Rothschild & Co, que também atuou nas negociação com credores da Oi, representará a varejista daqui em diante.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?