Respiro? Dólar na Argentina tem 1ª queda no mês e vai a 760 pesos
Apesar da queda de 2%, dólar argentino segue mais de 25% acima do que estava há uma semana, antes das prévias eleitorais
atualizado
Compartilhar notícia
O dólar blue, cotação paralela da moeda na Argentina, teve sua primeira baixa do mês de agosto nesta quinta-feira (17/8) e interrompeu uma sequência de dez altas seguidas.
A cotação do dólar era de 760 pesos argentinos às 17h, uma queda de 2,6% em relação ao dia anterior. Na véspera, o dólar blue havia atingido novo recorde, acima de 790 pesos.
Apesar da queda nesta quinta-feira, o dólar na cotação paralela já acumula altas acima de 25% desde as vésperas das primárias eleitorais, realizadas no domingo (13/8) e que intensificaram a volatilidade nos mercados argentinos.
O valor do dólar blue é mais próximo do usado nas transações entre os cidadãos e costuma ter variações mais fortes do que o dólar oficial. Nesta quinta-feira, o dólar oficial era cotado na metade do valor do blue, em pouco mais de 360 pesos.
Eleições na Argentina
Nas primárias argentinas realizadas no domingo (13/8), a votação terminou com liderança do candidato de direita Javier Milei, frequentemente comparado ao ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro. O primeiro turno da eleição argentina ocorre em outubro.
Além de Milei, o ministro da Economia argentino, Sergio Massa, é candidato pelo bloco peronista, de esquerda e representante do atual governo no poder. Já Patricia Bullrich representa a direita tradicional, ligada ao ex-presidente Mauricio Macri e que tem perdido espaço para Milei na oposição.