metropoles.com

“Rentista” é classe média que trabalhou para poupar, diz chefe do BC

Presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, rebateu o argumento de que o Brasil tem juros altos para “servir” aos rentistas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Campos-Neto-Banco-Central
1 de 1 Campos-Neto-Banco-Central - Foto: Reprodução

Sob ataque do presidente Lula e de seus apoiadores, o chefe do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, busca uma trégua. Em evento organizado pelo banco BTG Pactual na manhã desta quarta-feira (14/2), Campos Neto adotou o mesmo tom conciliatório da entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura, na noite anterior.

O presidente do BC disse ver com naturalidade as críticas do governo ao patamar dos juros e as discussões sobre a meta de inflação.

“É justo questionar os juros altos, e é importante ter alguém no governo que faça isso. Faz parte do jogo e do equilíbrio natural. É trabalho do Banco Central melhorar a comunicação sobre suas decisões. Eu reconheço que poderia ter feito isso de forma mais frequente e didática”, afirmou.

Por outro lado, Campos Neto buscou esclarecer um ponto frequente nos ataques que tem recebido. Membros do Partido dos Trabalhadores, como a deputada Gleisi Hoffmann, acusam o BC de manter “um arrocho de juros elevados” no Brasil, atendendo ao interesse de entes do mercado financeiro.

“Quem é o ‘rentista’? São as pessoa de classe média, que trabalharam, pagaram impostos e agora têm alguma poupança”, disse ele, a uma plateia de executivos.

Ele lembra que um dos fatores que leva o Brasil a ter uma taxa de juros elevada é justamente o indicador de poupança interna, considerado baixo para um país como o nosso.

“O desafio é como fazer para induzir aumento da poupança, e assim ter o dinheiro canalizado para atividades que geram um bom retorno para toda a sociedade”, afirma Campos Neto.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?