Reino Unido: taxa de desemprego sobe para 4% em maio
A taxa de desemprego no Reino Unido subiu 0,2 ponto percentual em relação ao trimestre móvel anterior, quando estava em 3,8%
atualizado
Compartilhar notícia
O índice de desemprego no Reino Unido alcançou 4% no trimestre móvel encerrado em maio deste ano, segundo dados preliminares divulgados nesta terça-feira (11/7) pelo Escritório de Estatísticas Nacionais (ONS).
A taxa de desemprego subiu 0,2 ponto percentual em relação ao trimestre móvel anterior, quando estava em 3,8%.
O resultado de maio veio um pouco acima das estimativas dos analistas. O consenso Refinitiv, que reúne as principais projeções do mercado, estimava que o desemprego se mantivesse em 3,8%.
Já a taxa de ocupação do Reino Unido ficou em 76% entre março e maio deste ano, uma alta de 0,2 ponto percentual na comparação com o período entre dezembro de 2022 e fevereiro de 2023.
A remuneração média dos funcionários britânicos teve aumento de 7,3%. Em termos reais (ajustados pela inflação no período), houve queda de 0,8%.
O Reino Unido é a quinta maior economia do mundo, segundo dados do Fundo Monetário Internacional (FMI). O PIB britânico é superado apenas por Estados Unidos, China, Japão e Alemanha.