Reino Unido: PIB reverte alta de junho e cai 0,5%, pior que o esperado
Resultado do Reino Unido veio pior do que as estimativas. Consenso Refinitiv, que reúne as principais projeções, estimava um recuo de 0,2%
atualizado
Compartilhar notícia
A economia do Reino Unido andou para trás em julho deste ano, de acordo com dados divulgados nesta quarta-feira (13/9) pelo Escritório de Estatísticas Nacionais (ONS).
O Produto Interno Bruto (PIB) britânico recuou 0,5%, revertendo os ganhos de 0,5% registrados em junho.
O resultado veio pior do que as estimativas dos analistas. O consenso Refinitiv, que reúne das principais projeções do mercado, estimava um recuo de 0,2% em julho.
Já na comparação com julho do ano passado, o PIB do Reino Unido apresentou estabilidade (variação de 0%), também abaixo das projeções, que apontavam alta de 0,4%.
A projeção das autoridades britânicas é a de que a economia do Reino Unido tenha avançado 0,2% no trimestre móvel encerrado em julho, na comparação com o período de três meses terminado em abril.
Na leitura mensal do PIB, todos os principais setores da economia tiveram perdas em julho, o que não acontecia desde junho de 2022. O setor de serviços caiu 0,5%, enquanto a produção industrial recuou 0,7% e a construção, 0,5%.
O Reino Unido é a quinta maior economia do mundo, segundo dados do Fundo Monetário Internacional (FMI). O PIB britânico é superado apenas por Estados Unidos, China, Japão e Alemanha.