metropoles.com

Reino Unido e Alemanha devem ter PIBs negativos em 2023, diz FMI

Em mais um ano duro para a economia dos países ricos, estimativa de crescimento para a França e a Itália é de apenas 0,7%

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Imagem colorida da bandeira do Reino Unido
1 de 1 Imagem colorida da bandeira do Reino Unido - Foto: Reprodução

O Fundo Monetário Internacional (FMI) projeta um ano duro para as economias desenvolvidas. De acordo com o estudo Panorama Econômico Global (World Economic Outlook), divulgado nesta terça-feira (11/4), o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) dos países ricos foi de 2,7% no ano passado. Em 2023, deve ficar em 1,3%, um patamar inferior aos 2,8% da média global. Mas as estimativas para países como a Alemanha e o Reino Unido são ainda piores. Ambos podem fechar o ano com PIBs negativos, com queda de 0,1% e 0,3%, respectivamente.

As estimativas do FMI indicam que, entre oito países ricos destacados, apenas os Estados Unidos (com 1,6%), a Espanha e o Canadá (com 1,5%), além do Japão (com 1,3%), podem atingir ou superar a média do crescimento previsto para as nações abonadas, estabelecida em em 1,3% em 2023. Já a França e a Itália devem crescer apenas 0,7% em 2023. Na zona do euro, o avanço médio do produto deve ser de 0,8%.

Ainda na Europa, a previsão também é de PIB negativo, com queda de 0,5%, para a Suécia. A Dinamarca não deve sair do zero a zero. A Áustria pode avançar 0,4% e a Holanda, 1%.

No relatório, os técnicos do FMI observam que a “economia global está novamente em um momento altamente incerto”, com efeitos cumulativos dos choques observados nos últimos três anos, com a pandemia e a invasão da Ucrânia pela Rússia. Tudo isso agravado, em 2023, pela crise que ameaçou os sistemas bancários nos Estados Unidos e na Europa.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?