Reino Unido cresce 0,1% no 4° trimestre e escapa da recessão técnica
Dados finais divulgados nesta sexta-feira (31/3) mostram leve expansão de 0,1% do PIB do Reino Unido, após queda de 0,1% no 3° trimestre
atualizado
Compartilhar notícia
Segundo dados finais divulgados nesta sexta-feira (31/3) pelo Escritório de Estatísticas Nacionais (ONS, na sigla em inglês), a economia do Reino Unido registrou um leve crescimento de 0,1% no 4° trimestre do ano passado, na comparação com os três meses imediatamente anteriores.
O resultado veio acima da leitura preliminar do Produto Interno Bruto (PIB) britânico, divulgada em fevereiro, e também superou as projeções do mercado, que apontavam estabilidade.
Com o resultado, o Reino Unido evitou uma recessão técnica, caracterizada por dois trimestres consecutivos de recuo do PIB. No 3° trimestre de 2022, a economia britânica encolheu 0,1% (dado também revisado).
Na base de comparação anual, o Reino Unido cresceu 0,6% no período entre outubro e dezembro do ano passado, novamente acima das estimativas do mercado, que projetava alta de 0,4%.
O Reino Unido é a quinta maior economia do mundo, segundo dados do Fundo Monetário Internacional (FMI). O PIB britânico é superado apenas por Estados Unidos, China, Japão e Alemanha.
Segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior, a corrente de comércio (soma entre exportações e importações) entre Brasil e Reino Unido alcançou US$ 5,6 bilhões (R$ 29,7 bilhões) em 2021.