Reforma tributária: 36% não ouviram falar do assunto, diz pesquisa
Segundo pesquisa do Instituto Ideia, 36% dos entrevistados não ouviram falar da reforma tributária, mas gostariam de saber mais sobre o tema
atualizado
Compartilhar notícia
Mais de um terço dos brasileiros não tomou conhecimento das discussões sobre a reforma tributária, considerada prioridade pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
É o que mostra uma pesquisa do Instituto Ideia divulgada neste sábado (17/6). Segundo o levantamento, 36% dos entrevistados não ouviram falar do assunto, mas gostariam de saber mais a respeito. Outros 32% têm conhecimento sobre o tema e os demais 32% disseram não se interessar.
De acordo com a pesquisa, apesar de 76% dos entrevistados saberem que há tributos que incidem sobre produtos e serviços, apenas 36% buscam informações sobre os percentuais aplicados. O levantamento mostra ainda que 65% dizem desconhecer a alíquota média dos tributos pagos no país.
Quando questionados sobre uma reforma que não diminua a carga tributária no país, 44% dos entrevistados dizem não concordar, alegando que os tributos são muito altos. Outros 26% afirmam que concordariam com uma proposta que não necessariamente diminuísse as alíquotas atuais, desde que houvesse melhorias na qualidade dos serviços.
A pesquisa do Instituto Ideia também perguntou aos entrevistados o que achavam da seguinte afirmação: “a reforma tributária deveria considerar a realidade de desigualdades socioeconômicas do Brasil e implementar estratégias que reduzam essas desigualdades”. Foram 56% os que disseram concordar, enquanto apenas 6% discordaram. Os demais eram indiferentes ou não souberam responder.
A pesquisa do Instituto Ideia foi apresentada druante o Brazil Forum UK, evento promovido por estudantes brasileiros no Reino Unido para debater temas econômicos, políticos e sociais.
O levantamento foi realizado entre os dias 15 e 16 de maio e ouviu 1.581 pessoas acima de 16 anos nas cinco regiões do Brasil. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.