metropoles.com

Receita faz operação contra fraudes na declaração do Imposto de Renda

Receita investiga 35 mil contribuintes que teriam informado despesas falsas relacionadas à saúde; gastos fictícios foram de R$ 350 milhões

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Breno Esaki/Especial Metrópoles
Receita Federal
1 de 1 Receita Federal - Foto: Breno Esaki/Especial Metrópoles

A Secretaria da Receita Federal deflagrou nesta quinta-feira (4/5) uma operação que visa a combater fraudes na declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF).

A ação do Fisco investiga mais de 35 mil contribuintes que teriam informado despesas falsas relacionadas à saúde. Segundo a Receita, essas pessoas tentaram reduzir o valor do IR devido.

As investigações apuraram que esses milhares de contribuintes declararam, entre 2018 e 2022, cerca de R$ 350 milhões em despesas de saúde fictícias. Ao menos 472 profissionais liberais estariam envolvidos nas irregularidades.

“Embora os profissionais tenham informado os recebimentos em suas próprias declarações, a comparação com outros dados fiscais, patrimoniais e financeiros levou a Receita a suspeitar que os pagamentos eram fictícios”, afirmou o órgão.

Os profissionais de saúde e os declarantes serão intimados pela Receita a comprovar o pagamento e a prestação do serviço. Antes disso, eles ainda podem regularizar sua situação, caso apresentem declarações retificadoras.

“Caso não retifiquem as declarações nem comprovem os pagamentos e a prestação dos serviços, os contribuintes estarão sujeitos ao pagamento do imposto acrescido de multa e juros, além de eventuais sanções penais e administrativas”, informou a Receita.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?