metropoles.com

Quem são as escolhidas para comandar Caixa e Banco do Brasil

Rita Serrano teve papel importante na fiscalização de denúncias de assédio na Caixa; Tarciana Medeiros será primeira mulher a comandar o BB

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Imagem colorida da fachada de uma agência da Caixa Econômica Federal concurso edital - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida da fachada de uma agência da Caixa Econômica Federal concurso edital - Metrópoles - Foto: Reprodução

A Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil serão comandadas por duas mulheres a partir de 2023. Nesta sexta-feira (30/12), foram confirmados os nomes de Rita Serrano para a presidência da Caixa e Tarciana Medeiros para o BB.

Natural de Santo André (SP) e funcionária da Caixa desde 1989, Rita Serrano exerceu diversas funções no banco e, desde 2014, é conselheira eleita pelos empregados no Conselho de Administração. Ela também coordena o comitê nacional em defesa das empresas públicas.

Serrano chegou ao Conselho de Administração no cargo de suplente e foi eleita titular em 2017. Na última eleição, em 2020, foi reeleita com mais de 90% dos votos.

A futura presidente da Caixa é graduada em Estudos Sociais e História, com mestrado em Administração pela Universidade de São Caetano do Sul.

Como conselheira na Caixa, Serrano exerceu um importante papel na fiscalização das denúncias de assédio sexual envolvendo o ex-presidente do banco Pedro Guimarães, reveladas pelo Metrópoles em junho. Ela exigiu a contratação de uma empresa externa de auditoria para apurar o caso.

Primeira mulher no comando do Banco do Brasil

Tarciana Medeiros, de 44 anos, é gerente executiva na área de Clientes e Soluções para Pessoas Físicas do Banco do Brasil desde 2019. Ela trabalha no banco há mais de 20 anos, desde 2000, e será a primeira mulher a ocupar o posto em 214 anos de história do BB.

Tarciana é bacharel em Administração de Empresas e pós-graduada em Administração, Negócios e Marketing e em Liderança, Inovação e Gestão.

Tarciana assumiu o primeiro cargo de gestão no banco em 2002. Desde o ano passado, ela é executiva na Diretoria de Clientes PF e MPE e na Gerência Executiva de Ciclos de Relacionamento com Clientes, na qual é responsável pelo B-Commerce da instituição.

Durante uma década, exerceu diversas funções no banco, em agências e superintendências nas regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste. Ela foi responsável por desenvolver estratégias para distribuição de produtos ligados aos mercados de pessoas físicas e agronegócios.

Entre 2013 e 2018, Tarciana esteve à frente da Superintendência Comercial da BB Seguros. Em 2018, assumiu como executiva na Diretoria de Empréstimos e Financiamentos. Ela também atuou na implementação de ações de assistência aos clientes para prorrogação de operações de crédito durante a pandemia da Covid-19

Segundo Haddad, o primeiro projeto sobre o qual as futuras presidentes da Caixa e do BB vão se debruçar é o Desenrolar, que mira a quitação de dívidas em geral. Na primeira etapa, a proposta prevê ações voltadas às famílias que recebem até três salários mínimos (renda de R$ 3.636).

Tebet queria bancos públicos, mas não levou

As escolhas para Caixa e BB tiveram grande participação da presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, que não foi para o ministério de Lula e acabou contemplada com um grande poder de influência sobre os bancos públicos no próximo governo. Foi Gleisi quem convenceu Lula a escolher mulheres para dirigir a Caixa e o BB.

A senadora Kátia Abreu (PP-TO) chegou a pleitear a presidência do BB, mas as negociações não prosperaram. A futura ministra do Planejamento, Simone Tebet (MDB-MS), havia pedido a Lula que Caixa e BB ficassem sob sua alçada na pasta, mas o presidente eleito rechaçou essa possibilidade de imediato. Os bancos públicos estarão sob o guarda-chuva de Haddad na Fazenda.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?