metropoles.com

Quem é Anelize de Almeida, primeira mulher a compor a equipe de Haddad

Anelize de Almeida é atualmente subprocuradora-geral da Fazenda Nacional. Servidora de carreira, ela atua desde 2006 no ministério

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Procuradora geral da Fazenda, Anelize Almeida fala durante após anuncio do Fernando Haddad dos novos nomes da pasta da FazendaProcuradora geral da Fazenda, Anelize Almeida fala durante após anuncio do Fernando Haddad dos novos nomes da pasta da Fazenda
1 de 1 Procuradora geral da Fazenda, Anelize Almeida fala durante após anuncio do Fernando Haddad dos novos nomes da pasta da FazendaProcuradora geral da Fazenda, Anelize Almeida fala durante após anuncio do Fernando Haddad dos novos nomes da pasta da Fazenda - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O futuro ministro da Fazenda, Fernando Haddad, indicou Anelize de Almeida para o cargo de procuradora-geral da Fazenda Nacional. O anúncio foi feito no início da tarde desta segunda-feira (19/12), durante uma coletiva de imprensa.

Anelize é servidora de carreira do ministério da Fazenda e atua desde 2006 na pasta. Mestre em Políticas Públicas pela Universidade de Oxford e pós-graduada em Administração Pública pela FGV-SP, ela ocupa, atualmente, a posição “número dois” da Procuradoria. A indicação de Haddad, portanto, alça a subprocuradora para a chefia do órgão.

Com a nomeação de Anelize, o subprocurador passará a ser Gustavo Caldas. Sevidor com 22 anos de atuação no ministério da Fazenda, Caldas é mestre em ciências jurídico-econômicas pela Universidade de Coimbra e é doutorando em direito regulatório pela Universidade de Brasília.

Anelize Almeida é a primeira mulher a compor a equipe de Fernando Haddad, futuro ministro da Fazenda do governo Lula.

Na semana passada, Haddad anunciou os dois primeiros nomes de sua equipe no Ministério da Fazenda: o economista Gabriel Galípolo será o secretário-executivo da pasta, o número 2 de Haddad, e Bernard Appy comandará uma secretaria especial responsável pela reforma tributária – considerada “prioridade total” do futuro governo.

Além da experiência na carreira pública, Anelize integra a Rede de Líderes da Fundação Lemann, uma organização sem fins lucrativos fundada pelo empresário brasileiro Jorge Paulo Lemann, sócio de empresas como Ambev e Kraft Heinz.

O que faz a Procuradoria-Geral da Fazenda

A principal responsabilidade da Procuradoria-Geral da Fazenda é representar a União em processos fiscais, como em discussões sobre a aplicabilidade de tributos. O órgão também é responsável, ao lado da Receita Federal, pela cobrança judicial e administrativa de créditos tributários e não-tributários.

Por fim, por fazer parte da estrutura do ministério da Fazenda, a PGFN é convocada para prestar consultoria à pasta quando há a avaliação sobre regras tributárias.

Ao anunciar o nome da nova procuradora-geral e do subprocurador, Haddad disse que buscará criar um grupo de acompanhamento de riscos fiscais com participação da PGFN. O objetivo, diz o futuro ministro, é fortalecer a defesa da União em discussões tributárias em andamento no Supremo Tribunal Federal.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?